sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ceará ficará como zona livre de aftosa com vacinação



Duas vezes por ano, o Estado realiza campanha de vacinação dos animais contra a febre aftosa. Em todas as etapas, o índice de imunização fica acima dos 90% exigidos pelo Ministério de Agricultura e Pecuária FOTO: NATINHO RODRIGUES

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, considera a conquista do Ceará com status de zona livre de aftosa com vacinação como um avanço fundamental para o crescimento do setor agropecuário. "É um marco histórico, uma conquista que o Ceará vem tentando há vários anos".

O Ceará cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo Mapa nas últimas campanhas de vacinação. "Agora vamos ampliar os negócios agropecuários e melhorar o padrão genético do nosso rebanho", afirmou Nelson Martins. A conquista favorece a comercialização de carne, queijo e outros derivados de leite para outros estados.

Nelson Martins atribui à conquista o esforço coletivo com a participação de vários parceiros, dentre eles a Imprensa. "O Diário do Nordeste e a Televisão Verdes Mares muito contribuíram, divulgando as campanhas de vacinação contra a febre aftosa", destacou. "Ematerce, Faec, Fetraece, prefeituras e as rádios no Interior foram fundamental".

Para obter o status de zona livre com vacinação foi necessário alcançar altos índices de imunização contra a febre aftosa. Essa era a principal exigência do Mapa. Em 2012, o Ceará bateu todos os recordes e vacinou 93,99% do rebanho. Na primeira etapa deste ano, um novo recorde foi quebrado e 94,62% dos animais foram imunizados.

A meta estabelecida pelo Ministério era que, pelo menos, 90% do rebanho recebessem a vacina em 80% das propriedades do Estado.

Outros fatores também foram essenciais para essa conquista, segundo destaca o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, Augusto Júnior. "O governo do Estado investiu na reestruturação da Adagri, ampliando de 25 para 40 postos e criando seis escritórios regionais da agência", observou.


 Está previsto para o próximo dia 21, o anúncio de que o Ceará obterá a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de zona livre de febre aftosa com vacinação. A portaria de reconhecimento nacional será assinada pelo titular do Mapa, ministro Antônio Andrade, em solenidade com local e horário a serem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário