quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Realizada em Crato III Conferência da Região do Cariri de Promoção da Igualdade Racial

III Conferência da Região do Cariri de Promoção da Igualdade Racial
III Conferência da Região do Cariri de Promoção da Igualdade Racial

Na luta por uma sociedade igual para todos, o Município do Crato realizou, ontem (06/08), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a III Conferência da Região do Cariri de Promoção da Igualdade Racial. O evento cotou com a presença da primeira-dama do Crato e da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Segundo a Primeira Dama, a tenacidade do racismo e suas consequências nefastas ainda se manifestam de forma recorrente e afeta especialmente as populações afrodescendentes e indígenas, retirando-lhes o direito à igualdade social, jurídica e material. “Acredito que superar essa realidade e a promoção da equidade são condições necessárias à plena consolidação democrática. Encho-me de alegria ao sentir que representantes da sociedade civil e dos governos estão reunidos a fim de debater os rumos da promoção da igualdade racial em Crato”, disse ela. Ela ainda ressaltou que a conferência propiciará a consolidação de avanços na ascensão da equidade entre as pessoas.
Um dos temas debatidos durante a conferência é o não cumprimento, por parte do Estado do Ceará, da Lei 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996), e inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Os conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, de Literatura e História Brasileira.
Na conferência também foram montados grupos de trabalho (GTs) para discutir sobre as seguintes temáticas: estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; políticas de igualdade racial no Brasil, avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; e a participação política e controle social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário