domingo, 11 de agosto de 2013

Violencia contra a Mulher no Cariri é alarmante



 

A violência contra as mulheres assume muitas formas – física, sexual, psicológica e econômica. Essas formas de violência se inter-relacionam e afetam as mulheres desde antes do nascimento até a velhice.

Alguns tipos de violência, como o tráfico de mulheres, cruzam as fronteiras nacionais.
As mulheres que experimentam a violência sofrem uma série de problemas de saúde, e sua capacidade de participar da vida púbica diminui. A violência contra as mulheres prejudica as famílias e comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominantes na sociedade.

Nos sete primeiros meses de 2013, a polícia da região do cariri cearense registrou doze assassinatos de mulheres, nove estupros contra pessoas do sexo feminino, bem como diversas tentativas de homicídios, espancamentos, maus tratos e outros delitos.

No mês de janeiro um duplo caso de estupro ocorrido na cidade de Mauriti teve como vítimas, a crianças W. B. T., de 9 anos, e F. J. A. P dos S., de 12 anos de idade. Dois adolescentes foram apreendidos, os quais assumiram a autoria do crime. Na cidade de Campos a aposentada Luíza Santa de Sousa, 73 anos, que residia na Rua da Glória, 173, Bairro Batalhão, em Campos Sales, faleceu vítima fatal de maus tratos. A denúncia foi feita por uma sobrinha de Luíza Santa a qual acrescentou que a tia tinha como tutora uma mulher identificada como professora Fátima residente na Avenida Francisco Ademar de Barros. No município de Porteiras, uma aposentada de 90 anos de idade foi vítima de lesão corporal praticada pela própria filha, a agricultora  Maria Lopes de Oliveira, 64 anos, que foi presa pela polícia militar.
Em Fevereiro, uma mulher de 75 anos de idade foi vítima de abuso sexual praticado pelo próprio filho em Assaré. A vítima M.O.S.S, aposentada, ingeria bebidas alcoólicas na casa onde mora em companhia de seu filho, Cícero dos Santos Soares, 38 anos que a forçou a manter relações sexuais com a mesma. O rapaz foi preso na DP confessou ter praticado a violência sexual contra a sua genitora. Em Aurora, um homem de 34 anos de idade foi preso acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 13 anos.
Na cidade de  Juazeiro do Norte uma bala perdidas matou criança de 05 anos. Amanda Ferreira da Silva, 05 anos, atingida com um tiro na cabeça. O crime ocorreu por volta das 18h58min, de ontem (16) na Ana Teles, altura do numero 82, no bairro Frei Damião. Na ocasião duas outras pessoas maiores de idade também foram  baleadas, uma delas uma mulher de 50 anos de idade. Em Jati, uma menina, iniciais C.E.S.S.,  de 11 anos foi estuprada por três dias consecutivos pelos acusados. O agricultor Severino Geraldo de Sousa, vulgo “Escroto”, 59 anos, casado, que reside na Rua Sabino Pereira, 113, em Jati, e o desocupado José Roque dos Santos Feitosa, vulgo “Cabresto”, 20 anos, foram presos acusados de serem os autores do delito. Ainda no mês de fevereiro, juma menor de idade foi abusada sexualmente por desconhecido que fugiu sem deixa pistas. 
No mês de março, Março, uma mulher grávida de oito meses foi assassinada a bala. O crime ocorreu na Rua José Andrade de Lavor, 2.705, no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. A vítima foi Maria Priscila Garcia Silva, de 19 anos.  Na ocasião, Sebastião Oliveira da Silva, de 36 anos, João Victor da Silva Mendes, 12 anos, também foram assassinados e  Gerlane Araújo da Silva, de 35 anos,  lesionada.

Em Caririaçu, as adolescentes E DE S B de 14 anos e R DE C A B de 17 denunciaram que seu pai  Luiz Alves Borges, 42 anos, residente na Rua Pedro Damasceno 278, bairro Bico da Arara, forçava as duas a manterem sexuais com ele. Na cidade de Brejo Santo, a dona de casa Antonia Ortelina da Conceição, 56 anos, casada,  que residia na Ladeira Vermelha, 27, Bairro Raimundo Fernando foi encontra morta as margens de uma estrada carroçável, que liga o município de Brejo Santo/CE ao Distrito do São Sebastião. O corpo  apresentava 04 perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. 

No dia 17 de março uma mulher foi encontrada nua e assassinada no bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte. O cadáver de bruços e as nádegas parcialmente cobertas por areia do material de construção pertencente a um canteiro de obras na Rua Socorro Mota perto do cruzamento com a Rua Padre Manoel Germano, imediações do Espaço Mix. A vítima foi identificada como Regilane Maciel Fernandes, que era mais conhecida como Catarina, de 27 anos de idade que residia na rua são Paulo, 2014, bairro Santa Teresa em Juazeiro. Ainda em Juazeiro, a dona de casa Sandra Maria Alves da Silva, de 24 anos, foi internada  na noite de desta terça-feira (19/03), no Hospital e Maternidade São Lucas em Juazeiro do Norte, no Ceará, após sofrer um aborto forçado. De acordo com o boletim da CIOPS Juazeiro, a mulher perdeu a criança que esperava ao ser espancada pelo marido José Manuel da Silva, de 40 anos. O crime aconteceu no interior da residência do casal  na Rua Manuel Piraca de Sousa 434, no bairro Betolândia, em Juazeiro.

No mês de abril em Crato a polícia registrou um  homicídio praticado com requintes de crueldade ocorrido nesta segunda-feira (22). A jovem doméstica Maria Alana Gomes de Lima, de 18 anos, que residia na Rua Professora Adalgisa Gomes de Matos, no Parque Recreio, foi morta estrangulada e asfixiada pelo ex-companheiro Joserlandio Amorim de Brito, de 21 anos, que escondeu corpo sob a cama e sepultou pela madrugada num matagal distante cerca de 500 metros do local do crime onde o mesmo residia. Joserlandio Amorim foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Defesa da Mulher, em seguida encaminhado a cadeia publica do Crato aonde da madrugada do dia seguinte foi assassinado a golpes de cossoco por colegas sela.

Em maio uma mulher de 19 anos é morta a faca pelo ex-companheiro na cidade de Campos Sales. A jovem dona de casa Deris Gomes da Silva, de 19anos de idade, a Cléa como era mais conhecida foi encontrada na madrugada desta terça-feira (07/04), no interior da casa onde morava assentamento Acocir localizado distante 30 quilômetros da sede do munícipio de Campos Sales, morta   com duas facadas no pescoço. O principal acusado do crime segundo a polícia trata-se do ex-companheiro da vítima, José Aparecido Pereira de Alencar, o Zé de Bia, 28 anos, que foi preso pela PM. No momento da prisão o acusado apresentava uma lesão a faca no pescoço. Os policia levaram Zé de Bia para atendimento médico no hospital municipal de salitre de onde o mesmo foi transferido para Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte onde ficou internado sob escolta policial até sua liberação e condução a cadeia publica de Campos Sales. 
Também em Campos Sales, a jovem Maria Cibele da Silva Souza, 25 anos, que residia no município de Iguatu, mas estava hospedada na residência de um amigo identificado como Rafinha, na rua 22 de Outubro, 77, bairro Alto Alegre foi morta com vários disparos de arma de fogo, na madrugada deste sábado (25/05),
De acordo com informações da CIOPS Campos Sales, o proprietário do imóvel onde o fato se deu o caso, Albério Lourenço Vieira Rocha disse a polícia que a vítima  estava dormindo quando dois colegas seus, identificados Eliomar de Souza Bezerra, 24 anos, o Eliomar, residente na rua Pereira Figueiras, 92, no bairro Batalhão, e Ivan Ricardo da Silva, vulgo Dudu, 24 anos, chegaram e bateram tenho a mulher aberto a porta momento em houve uma acirrada discussão entre os dois rapazes e Maria Cibele que culminou com o homicídio. Após o assassinato a dupla empreendeu fuga para lugar ignorado.
Em junho em Santana do Cariri, Maria de Lourdes Rodrigues de Sales, 44 anos, foi localizada morta e enterrada em uma cova rasa no sítio Guritiba. O acusado, Vicente Paulo da Silva, 38 anos, vulgo "Cascavel", foi levado  a DP local onde afirmou ter utilizou um pedaço de pau para cometer o assassinato para depois enterrar o corpo da vítima numa cova rasa. A polícia diz que, Vicente Paulo também é acusado de ter matado no dia 26 de março de 2006, em Crato,  a sua ex-companheira, Maria Eliana Vital da Silva, na época cm 17 anos de idade, morta a pedradas, na avenida Pedro Felício Cavalcante, no Parque Granjeiro.
No inicio da tarde desta sexta-feira (07/06), na cidade de Campos Sales, a bebê Maria Clara de Sousa Melo, 04 meses de idade morreu asfixiado por leite materno. De acordo com informações da polícia, a mãe da vítima, Ana Cláudia Carvalho de Sousa, residente na Rua Alencar Pereira, 163, bairro Aparecida, local da ocorrência, teria amamentado a bebê e posteriormente deitado a criança para dormir em uma rede para então a mesma ir cuidar dos afazeres domésticos.  Minutos depois a mulher ao verificar se a filha ainda estava dormindo percebeu que a pequena Maria Clara estava morta.
Em Juazeiro A dona de casa Josefa Lourenço da Silva,  que residia na Rua Francisco Neudo Cruz, 16, na comunidade de Vila Nova, no Bairro Pedrinhas,  foi morta a bala na quarta-feira (12/06).  O genro dela, Francisco Maciel da Silva, de 26 anos, o Marcinho é acusado de ser o mandante do crime.

No Mês de Julho a jovem Kássia Cristina Cavalcante Bezerra de Menezes, de 23 anos foi executado com um tiro na nuca. O crime ocorreu na madrugada do dia 19 de julho no posto Galeão, no bairro Independência em Crato. Na ocasião Kássia estava na companhia do auxiliar de produção desempregado Davi da Silva Frutuoso, 22 anos de idade, que também, foi assassinado.  O acusado do duplo homicídio, o  guarda municipal do Crato, afastado, Francisco Felismino de Sousa, 32 anos, residente no Bairro Batateira em Crato foi preso por volta do meio-dia desta quinta-feira (01/08) na residência de número 700, da rua Luiz de Freitas, bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte.  De acordo com o comandante da 5ª Cia/2ºBPM, o capitão Luciano Rodrigues, Felismino como é mais conhecido o acusado, é réu confesso do assassinato do casal já vinha sendo investigado pela prática de pistolagem, delito este que as vítimas tinham conhecimento e, estavam “falando demais”, como afirmou Felismino no momento de sua prisão. 

Ainda no mês julho, na manhã da sexta-feira (26/07), populares localizaram por volta das 09 horas ao lado do parque de vaquejada o corpo da professora da rede municipal de ensino, Maria Janimeire Bezerra de 37 anos. Ela estava grávida e residia na rua São Francisco, no Centro daquela cidade morta a bala.

A polícia militar através guarnição CP 2522 tendo a frente o sargento Xavier juntamente com a viatura da Polícia Civil comandada pelo Delegado de Missão Velha, Dr. Rafael compareceram o local o achado do cadáver onde isolaram a área acionaram a perícia Forense que pós realizar os exames preliminares disse ter constatado que a vítima oi executada com um disparo de arma de fogo na cabeça.
na noite da sexta-feira (02/08), deste mês, a estudante Barbara Rodrigues de Carvalho, 19 anos de idade, foi vítima de lesão de corporal a bala de natureza grave na cidade do Crato. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira no Conjunto Padre Cicero (Bairro Muriti).  A jovem residia na Rua Joaquim Pinheiro Filho, no Conjunto Padre Cicero (Bairro Muriti), mas que na noite do crime se encontrava na calçada da casa de uma amiga, na rua Raimundo Siebra, 43, no mesmo bairro onde morava juntamente com outras pessoas quando  por volta de 21h00min,  dois assaltantes um deles aparentando ser menor de idade, ocupantes de uma motocicleta Honda Bros, cor vermelha,  de placa não anotada,  que vinham promovendo uma espécie de arrastão se aproximaram e anunciaram o assalto subtraindo o aparelho celular da mesma.
Após o roubo Bárbara  entrou a residência e demonstrando toda a sua indignação gritou que os acusados estavam loucos, momento em que o garupeiro efetuou um tiro que transfixou o portão da casa, vindo atingi a cabeça da estudante que foi socorrida por populares ao Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte onde na manhã de sábado(03) teve sua morte diagnosticada pela equipe médica que a atendeu  A polícia do Crato encontra-se em diligências em torno do fato no intuito de identificar e prender os acusados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário