sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Crato realiza receptivo aos romeiros da ‘Mãe das Dores’



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, está realizando receptivo aos romeiros que visitam à cidade, durante a romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontece até o próximo dia 15, em Juazeiro do Norte. É a festa que abre o ciclo de romarias, a segunda maior do ano. Em Juazeiro, uma equipe está atuando no intuito de apresentar aos visitantes informações sobre a cidade e os seus principais atrativos turísticos, além de destacar a história do Crato, onde nasceu o Padre Cícero, fundador de Juazeiro do Norte. É intensa a visitação de romeiros, principalmente na igreja da Sé Catedral.

Na Praça da Sé foi montada uma tenda com a presença de profissionais da saúde e turismóloga, no intuito de atender aos romeiros, que todos os dias chegam ao Crato para conhecer mais da história do Padre Cícero, a pia batismal onde foi batizado, e o local onde celebrou a sua primeira missa, na Sé Catedral. Além disso, eles são acompanhados por uma equipe, que fornece os dados históricos dos principais momentos de vivência do sacerdote na cidade.

Dentro do projeto, que trata também da organização dos ônibus, próximo ao DER, com orientação dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), há uma parceria com os alunos do curso técnico de turismo, do SENAC, para atuarem junto aos romeiros que visitam o Crato. Segundo o assessor de Desenvolvimento Institucional, Ernesto Rocha, o trabalho é uma continuidade de um projeto empreendido pela Secretaria, com acompanhamento da turismóloga, Sâmara Almeida.

Durante o receptivo em Crato é desenvolvido um perfil do romeiro que visita a cidade, por meio de questionário. Na romaria das Candeias, em fevereiro, foram identificados na pesquisa 1.622 visitantes, com registros de 370 ônibus, com fiéis de 19 cidades e nove estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário