sexta-feira, 13 de setembro de 2013

No Limite,População pede Socorro e Prefeito Antonio Filho vai acionar a CAGECE judicialmente.‏

 Sem abastecimento adequado na cidade, Antonina do Norte enfrenta sério problema com a má qualidade da água, sem falar que algumas residências sofram com ausência de água nas torneiras. Os sofrimentos dos moradores não se restringem somente aos da sede do município, mas também na zona rural.
Várias localidades sofrem com a falta de água que até então vem sendo sanado com a ajuda da Prefeitura Municipal através de Caminhões Pipas.
Com a inauguração do açude Mamoeiro Obra realizada pelo Governo do estado parecia ter acabado com a volta do fornecimento de água para a cidade. Isto é se o Açude e a adutora que a cidade também ganhou do Governo estadual e, diga-se de passagem, uma das mais modernas do País estivessem realmente funcionando.
O que parecia uma solução tornou-se um tormento para os moradores da cidade. A água fornecida pelo Companhia de água e Esgoto do Ceará (CAGECE), para consumo humano e higiene pessoal está completamente fora dos padrões aceitáveis determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que classifica como características mínimas para consumo da água, que ela seja inodora, incolor e insípida - ou seja, não tenha cheiro, cor, nem gosto.
A água que emana da torneira de Antonina do Norte contraria as três características básicas. De acordo com vários moradores da cidade, a água da cidade é marrom e tem gosto de terra.
A coloração da água é marrom escura, caracterizando a presença de lama no local do qual a água é extraída para o fornecimento.
“Se é essa água que nos dão para beber, imagine o que usam para qualquer outra coisa? A qualidade da água é totalmente inferior.
A CAGECE não dispõe de água encanada, é lama encanada”, reclama uma das senhoras que estava presente há uma reunião realizada pelo Prefeito Municipal Antonio Filho nesta Quinta feira (12),no auditório da secretária de Educação do município.
A Reunião contou ainda com o Gerente Regional da Cagece Bacia do Jaguaribe Sergio Almeida, Secretária de Assistência Social e primeira dama do Município Elisangela Linard, a Presidente da Câmara Municipal Antonieta Palácio, Vários Vereadores e boa parte da população.
O assunto era uma só “água.”
Mesmo com o desconto de 20% nas contas dos dois últimos meses conseguido Pelo Prefeito Antonio Filho junto ao setor administrativo da Cagece a população não ficou satisfeita e com razão.
“Que venha a conta, mas com água de qualidade nas torneiras.” Falavam os presentes.
 O Gerente Regional da Cagece Bacia do Jaguaribe Sergio Almeida disse que é uma situação delicada não só para Antonina, mas para todo o estado que vem sofrendo com falta d’água,ele disse que devido muitos dos mananciais de abastecimento estão secando,muitos estão abaixo de 5% da sua capacidade, onde conseqüentemente a quantidade de água e qualidade diminuem, como é o caso do Açude Coronel que abastece a cidade de Antonina do Norte.
Ele fala que a cidade de certa forma é até privilegiada, pois com o açude Mamoeiro que deverá está funcionando no final do mês, o que o faz acreditar que resolverá o problema de abastecimento, como o da qualidade da água.
Já o Prefeito Municipal de antonina do Norte Antonio Filho que segundo ele desde o mês de maio vem tentando resolver o problema.
Antonio Filho tentou de todas as formas solucionar o problema de abastecimento de água da cidade e até o dia de hoje não obteve resposta dos órgãos competentes.
Antonio Filho diz que o que mais o irrita é que a cidade tem água e de boa qualidade que dá para abastecer a cidade até por 8(oito) meses, mesmo que não chova no municipio.
Foram investidos pelo governo Estadual R$ 29 milhões na construção da Barragem que ainda não está com suas águas disponibilizadas mesmo tendo sido inaugurada em Maio deste ano.
Além disso, existem os poços do pilar (localidade da cidade) que foram gastos R$ 1,5 milhão para reativarem, porém a água não chega às torneiras.
Antonio Filho diz que além de ser um cidadão Antoninense é também o gestor e tem que tomar todas as providencias necessárias para encontrar uma solução.
Ele reclama ainda da adutora que não está funcionando por falta de energia elétrica, pois vários pedidos de ligação foram feitos a Coelce que até agora não realizou o serviço.
“Isto irrita todo mundo. O cidadão Antonio Filho,os comerciantes e toda população de Antonina.”
“Eu tenho que tomar a frente com os vereadores e a população para cobrar os nossos direitos”
“vamos para a Justiça”


Fábio Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário