A Coordenação do Programa de Educação nas Escolas – PSE, da Secretaria de Saúde do Município do Crato, está promovendo capacitação da Metodologia de Educação entre Pares para professores, enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Os primeiros encontros aconteceram desde a última quarta-feira, dia 11, e foram até a última sexta-feira, dia 13, na Secretaria de Saúde. Nesse primeiro momento, participaram da capacitação as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF III e Centro de Referência em Assistência Social - CRAS III, junto às Unidades: Belmonte, Baixio do Muquém, Vila Lobo, José Pinheiro Gonçalves, Rotary, Escola Antonio Antuerpio, Mutirão, Ailza Gonçalves e Escola Rosa Ferreira Macedo.
Nessa semana, a partir da quarta-feira, dia 18, até a sexta, dia 20, os participantes serão as equipes do NASF IV e CRAS IV junto às unidades Muriti II, Escola Clotário Ribeiro, Vila Alta I, II e III, Aldegundes Gomes e Matos, São Miguel, Padre Frederico, Muriti III, Sinobilina Peixoto, São Bento, Quinô de Brito, Muriti I e Melvin Jones.
Os objetivos da capacitação é qualificar profissionais de saúde, educação e jovens em atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde de crianças e adolescentes; Intensificar parceria entre escola, comunidade e equipes de Saúde da Família na promoção, prevenção e atenção à saúde.
De acordo com a Coordenadora do Programa de Educação, nas Escolas PSE - Crato, Ana Carina Norões, a capacitação mostrará para os profissionais de Saúde e Educação a Metodologia entre Pares utilizada no Programa, bem como as técnicas para se trabalhar os temas que deverão ser abordados por eles nas escolas. “Como o próprio nome já sugere educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes e jovens atuam como facilitadores (as) de ações e atividades com e para outros (a) adolescentes e jovens, ou seja, os pares. Esse termo veio do inglês ‘peer educator’ e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte”, explica
O termo inglês peer education é internacionalmente conhecido na área da Educação para a Saúde. A educação pelos pares envolve uma minoria de pares representativos de um grupo que tenta informar e influenciar a maioria, promovendo uma mudança de conhecimentos, atitudes, crenças e comportamentos. Desta forma, as mensagens de prevenção são adaptadas aos diferentes valores e necessidades de cada grupo de pares, sendo mais facilmente aceitos e tendo uma influência de mais positividade nivelando, assim, o processo de mudança.
O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde atento as necessidades de capacitações e inovações em técnicas e atendimento a saúde trabalha planejando, articulando e realizando ações de desenvolvimento que buscam melhorias na qualidade de vida do cidadão cratense.
Mais informações – Telefone (88) 3586. 8000
Nenhum comentário:
Postar um comentário