O Governo do Crato, através da Secretaria de Cultura, teve o projeto "Gestão de Carreira do Profissional da Arte Popular", aprovado pela Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura.
Com a maior pontuação do país, o projeto, elaborado pela SECULT, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA), e através da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDETEC), que será a instituição de ensino realizadora do curso, dará continuidade às ações de formação no campo da economia criativa.
A ideia de realizar o curso de Gestão de Carreira do Profissional Popular surge a partir do potencial cultural de artistas, diretores, produtores, técnicos e grupos existentes na região do Cariri Cearense.
Através desta qualificação, o projeto irá colaborar para o reconhecimento da região enquanto polo criativo no que diz respeito as mais variadas linguagens artísticas. A presente proposta será uma possibilidade para a dinamização da atuação dos profissionais da cultura, a partir do empoderamento que estes agentes culturais obterão com os conhecimentos repassados de forma a melhor conduzir suas carreiras, colaborando para a melhoria na organização e na produção cultural do povo artista caririense.
Um dos desafios da gestão cultural é a permanente necessidade de mecanismos de sustentação para artistas e grupos, principalmente no que concerne à sua atuação profissional mediante ao mercado de outras formas de expressão cultural existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário