quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Crato quer construir uma cidade lúdica


A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Esporte criará um banco de dados sobre brincadeiras populares. A ideia é resgatar as brincadeiras motoras e cognitivas praticadas no diferentes bairros do município no decorrer dos tempos.

A população poderá participar inicialmente através do site da Prefeitura aonde responderá questionário que irá servir para mapear os tipos de brincadeiras, as localidades, os recursos utilizados e o ano  em que eram realizadas.

O banco de dados servirá para fomentar e discutir a importância das brincadeiras para fases de desenvolvimento infantil e juvenil. Além de subsidiar algumas ações da Secretaria de Esportes, como projeto de brinquedotecas populares, recreio nas praças e outras ações na área de formação e incentivo de construção de uma cidade lúdica.

O pedagogo Alexandre Lucas, integrante da equipe da Secretaria de Esporte destaca que o resgate das brincadeiras populares é fundamental para pensar uma cidade saudável e ocupada criativamente pelas crianças e jovens. Ele acrescenta que essa cidade lúdica deverá ser pensada através de parcerias com os cursos de Educação Física, Pedagogia e Assistência Social da Região do Cariri, bem como só será possível através de uma política pública intersetorial. 

O Secretário de Esporte, Robério Alves enfatiza que o Crato vivenciará no próximo ano um momento de expansão dos equipamentos esportivos e frisa que isso favorecerá as praticas esportivas e recreativas nos bairros. O secretário diz ainda que a população terá papel de destaque na construção dessa cidade lúdica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário