quinta-feira, 6 de março de 2014

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal do Crato
  
Prefeitura e Secretaria de Cultura criam livro “Tesouros Cratenses”

A Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) convidam a todos para participar da criação do livro “Tesouros Cratenses”. O projeto tem como objetivo implementar um método para colecionar dados sobre os tesouros cratenses em cinco livros de tombo, que serão chamados de livros de tesouros.
Os dados serão coletados diretamente da população durante encontros de bate-papo, a serem realizados nos bairros e distritos do Crato, ao longo de 10 semanas. O primeiro encontro acontecerá  nesta sexta-feira, 7, às 17 horas, no Museu do Crato.
Os dados serão inseridos na versão digital ao vivo, durante os bate-papos com todos vendo o documento crescer, projetado em fotos, e, posteriormente, detalhes dos tesouros serão coletados. O livro será publicado no aniversário do município, dia 21 de junho. A publicação também será apresentada para a Câmara Municipal de Vereadores, para que os objetos inseridos sejam protegidos por lei.
Durante os encontros, o público poderá sugerir e falar dos tesouros dos quais estão cientes em suas comunidades, e também de outras localidades da cidade. Cada vez que uma pessoa introduzir um novo tesouro, será entregue um formulário para que esta preencha com mais detalhes. De acordo com a SECULT, este processo participativo e ao vivo, faz com que um inspire o outro a falar e até para lembrar dos tesouros que não foram mencionados.

Crato inicia vacinação contra o HPV a partir da próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde com a Coordenação de Imunização, dará inicio, na próxima segunda-feira, 10 de março, a campanha de vacinação contra o HPV em adolescentes.
 O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2014, amplia o calendário nacional de vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV), no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da vacina é reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero. Segundo a Coordenadora da Imunização do Crato, Tereza Cristina Brito, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres e com alta mortalidade, fazendo 4.800 vítimas fatais no Brasil. Embora tenha alta incidência o câncer do colo do útero apresenta forte potencial de cura, quando diagnosticado precocemente. “Nesse contexto, a vacinação é uma das estratégias de prevenção utilizadas, assim como a detecção precoce, o uso de preservativos e ações educativas”, relata.
A vacinação ocorrerá em todas as escolas públicas, privadas e nas Unidades Básicas de Saúde, a partir do próximo dia 10 de março, e tem como público-alvo adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 11 a 13 anos de idade.
O esquema das vacinas será composto de três doses, com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose. A Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, alerta aos pais, professores e a comunidade em geral para a vacinação. “Compareçam aos postos de saúde, para que assim possamos imunizar nossas adolescentes, construindo uma cidade cada vez mais saudável”, conclui.

Comissão do Ministério da Educação faz visitas em Crato  para a implantação da Faculdade de Medicina

O município do Crato recepcionou nos dois últimos dias de fevereiro, 27, quinta-feira, e 28, sexta-feira, a Comissão de Avaliadores do Ministério da Educação, que vieram realizar inspeção ‘in loco’, com o propósito de verificar as condições de serviços em assistência e saúde, disponibilizados no município do Crato como hospitais, unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, entre outros equipamentos para a  instalação da Faculdade de Medicina na cidade.
A Prefeitura do Crato deu total suporte para que os visitantes pudessem desenvolver o trabalho da melhor maneira.
Segundo a Secretária de Saúde Aline Franca, antes do inicio das visitações foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, onde aconteceu um debate sobre a importância da implantação da Faculdade de Medicina no Crato.   “O Conselho que esteve a disposição em tempo integral para a comissão avaliadora, entregou em mãos um relatório estatístico de todos os serviços em saúde desenvolvidos nos últimos 3 meses no município, um relato de atendimentos de atenção primária, média e alta complexidade”, explicou Aline.
No dia 27, quinta-feira, pela manhã, após a reunião com o Conselho, a comissão seguiu para a visitação nos Hospitais São Francisco de Assis e São Raimundo, onde foram inspecionados todos os setores. A tarde foram sorteados três PSFs para serem visitados: Vila Alta, Vicência Garrido, no Barro Branco, e CAIC, no bairro Giselia Pinheiro ( Batateiras).
No dia 28, sexta-feira, foram visitados o Hemoce e o Lacen. E às 21h30 encerraram com o chek list dos relatórios.
Para a secretária Aline, a visita foi extremamente positiva. “Estamos realmente preparados nos quesitos serviços, infraestrutura e adequação para a implantação da Faculdade de Medicina em nossa cidade. Nós da equipe da Secretaria de Saúde trabalhamos com obstinação, para que tudo estivesse organizado e acessível para a comissão avaliadora. O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos autorizou apoio irrestrito ao desenvolvimento do trabalho, e contamos também com as valorosas contribuições do secretário de Saúde Adjunto, Dr. Cláudio Esmeraldo, e  do secretario de Planejamento, Orçamento e Gestão Carlos Antonio Sousa Maia”, conclui.
A previsão é que o resultado dessa etapa de visitação da comissão avaliativa do Ministério da Educação seja divulgado entre o final de maio e começo de junho próximos.

Crato tem trabalhos aprovados em Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

A Secretaria de Saúde do Crato participará ativamente da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, que acontecerá de 12 a 15 de março em Brasília. O evento tem o objetivo de valorizar as experiências cotidianas e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. 
As experiências que serão apresentadas são divididas em 20 eixos temáticos. Entre eles estão: arte, saúde e cuidado; controle social e participação política; educação em saúde e educação popular em saúde; as práticas da vigilância em saúde no território da Atenção Básica. 
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, parte do princípio de que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender com as experiências uns dos outros. Muitas situações que foram projetadas e não aconteceram como planejadas, podem contribuir para a reflexão sobre as práticas e produção de novos arranjos no dia a dia dos serviços. A partir disso, é possível trocar ideias e propor melhorias na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a Secretaria de Saúde Aline Franca, será de suma importância a participação da Secretaria de Saúde do Crato num evento desse porte “Aprenderemos com os trabalhos aprovados de todo o País e mostraremos nossas estratégias de melhoria nos serviços de saúde”, explica.
Do Crato foram selecionados os seguintes trabalhos:  1- Oficinas Intersetoriais de Promoção a Saúde para Formação de Multiplicadores do Programa de Saúde na Escola, envolvendo profissionais da  Estratégia de Saúde da Família - ESF,  Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e Educadores. Autoras: Daniele Noroes, Aline Alencar Franca e Duciele Bione; 2-Educação permanente em saúde como estratégia para a formação de agentes comunitários de saúde no município do Crato, de autoria de Keila Formiga; 3- Motivando para integrar e qualificar o ambiente externo e interno, de Rosa Maria Alencar, e 4 - Implantação dos formulários do Sisprenatal web, no município do Crato, de Nelyse Araújo.

Governo cratense oferta novos cursos do PRONATEC

A Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através da Coordenação do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), comunicam no dia 07/03(sexta-feira) a partir das 7h30min, estarão abertas inscrições para novos cursos do programa no município.
Confira abaixo:
ATENDENTE DE LANCHONETE (160h)
Pré-requisito: 18 anos e Ensino Fundamental II incompleto.
Período: 22/04 a 17/06.
Horário: 13h às 17h.
Local: Senac Crato
RECEPCIONISTA (160h)
Pré-requisito: 16 anos e Ensino Fundamental II incompleto
Período: 22/04 a 17/06.
Horário: 13h às 17h.
Local: Senac Crato.

PIZZAIOLO (160h)
Pré-requisito: 18 anos e Ensino Fundamental II incompleto
Período: 07/04 a 05/06.
Horário: 18h às 22h.
Local: Senac Crato.

AUXILIAR DE PESSOAL (200h)
Pré-requisito: 16 anos e Ensino Fundamental II incompleto
Período: 22/04 a 03/07.
Horário: 8h às 12h.
Local: Senac Crato.
Maiores informações através do telefone: (88) 3521-6425

Nenhum comentário:

Postar um comentário