A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde com a Coordenação de Imunização dará inicio, hoje, segunda-feira, 10 de março, a campanha de vacinação contra o HPV em adolescentes.
O lançamento oficial da Campanha no município acontecerá no Colégio Municipal Pedro Felício às 8 horas.
Segundo a Coordenadora da Mobilização Social Iracema Mariano a campanha e de suma importância e será disponibilizada pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família em todas as escolas cratenses : municipais, estaduais e particulares. “Será uma manhã de mobilização para que juntos: Secretaria de Saúde do Crato, pais, professores e a comunidade como um todo estejamos cada vez mais fortes no enfrentamento de doenças e nos cuidados para a melhoria na qualidade de vida” explica.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2014, amplia o calendário nacional de vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da vacina é reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero. Segundo a Coordenadora da Imunização do Crato, Tereza Cristina Brito e Cabral o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres e com alta mortalidade fazendo 4.800 vítimas fatais no Brasil. Embora tenha alta incidência o câncer do colo do útero apresenta forte potencial de cura quando diagnosticado precocemente. “Nesse contexto a vacinação é uma das estratégias de prevenção utilizadas, assim como a detecção precoce, o uso de preservativos e ações educativas” relata.
A vacinação ocorrerá em todas as escolas públicas, privadas e nas Unidades Básicas de Saúde a partir de hoje e tem como público alvo adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos de idade.
O esquema das vacinas será composto de três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose.
A secretária de Saúde do Crato, Aline Franca conclama a todos para a vacinação. “Compareçam aos postos de saúde, para que assim possamos imunizar nossas adolescentes, construindo uma cidade cada vez mais saudável”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário