terça-feira, 15 de abril de 2014

Crato atinge meta de vacinação contra o HPV


A Secretaria de Saúde do Crato através da Coordenação de Imunização iniciou no dia 10 de março desse ano a  Campanha do Ministério da Saúde contra o HPV.
O Ministério da Saúde preconizava que o município teria de vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos, 80% da população dessa faixa etária no Crato. Na última, quarta-feira dia 9 de abril,  a meta foi cumprida, foram imunizadas 81,89%, das meninas.
De acordo com a Coordenadora da Imunização do Crato, Tereza Cristina Brito as vacinações vinham sendo disponibilizadas em escolas municipais, estaduais e particulares até o dia 10 de abril. Após essa data as vacinas serão aplicadas somente nos postos da saúde. “É muito importante que as meninas que ainda não se vacinaram procurem uma unidade de saúde mais próxima de suas residências para que possam se prevenir contra o HPV”,  alerta Tereza Brito.
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre através do contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contágio é através de relação sexual. A transmissão vertical (de mãe para filho) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio.


Esta infecção é muito frequente e tem tratamento, porém se não for tratada a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para câncer de colo do útero.
Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde espera contribuir na redução dos casos de câncer de colo de útero. O esquema das vacinas é organizado por três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário