Prefeito Ronaldo orienta melhorias para merenda escolar
A Coordenadoria de Alimentação da Secretaria de Educação do Crato finalizou nessa semana a entrega de produtos para a merenda escolar. Dentre os itens entregues nas escolas, produtos como leite, macaxeira, polpa de frutas, manga, banana, mamão, pimentão, tomate, jerimum e bebida láctea.
As nutricionistas Josana Peixoto, Shirley Paulino e Sara Leal, afirmam que o plano anual de trabalho da Coordenadoria de Alimentação pretende para este ano, implantar novos itens no cardápio da alimentação escolar fornecendo alimentos sem agrotóxicos, enriquecendo a alimentação e formando hábitos alimentares saudáveis entre crianças e adolescentes.
O Conselho de Alimentação Escolar juntamente com o setor de nutrição vem realizando visitas de articulação nas escolas municipais com o objetivo de oferecer orientações sobre alimentação saudável, obesidade, desnutrição e também orientando as merendeiras. Essa ação será realizada mensalmente nas escolas, com o objetivo de valorizar o trabalho das merendeiras.
De acordo com a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Maria Francilene de Sousa, o conselho vem realizando com sua equipe visitas desde o começo do ano, em escolas e creches informando sobre a merenda escolar e sobre os processos para adquirir os recursos para a merenda escolar, com licitação, e aproveita para se reunir com os pais.
Segundo a presidente, o conselho se reuniu com o secretario de Agricultura do Crato, Enrile Pinheiro Telles, quando discutiu a possibilidade de articulação de parceria entre produtores rurais e a Secretaria de Educação para viabilizar melhorias na qualidade da merenda escolar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar.
Em seu programa de rádio, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos ressaltou a importância do controle e qualidade da alimentação escolar e informou que pretende investir mais na educação. Segundo ele, a educação do município conta hoje com 19 mil alunos e não medirá esforços para abastecer das escolas com merenda escolar de qualidade.
Prefeitura doa terreno para a Jodibe instalar sede
A Câmara Municipal do Crato aprovou projeto de autoria do executivo municipal que estabelece a doação de terreno numa área de 8.832 metros quadrados para a Jodibe Distribuidora de Bebidas do Cariri.
O terreno localizado no Sítio Paul, no Bairro Muriti, pertencente ao Município, servirá para construção de uma filial da empresa que irá gerar emprego e renda para o Crato.
A Jodibe comercializa e distribui a linha de produtos AmBev a mais de 6 mil pontos de vendas nos estados do Ceará e Pernambuco e sua cobertura abrange 75 municípios nos dois estados. Para que seja possível levar ao consumidor todas as marcas comercializadas. A Jodibe possui, atualmente, três unidades de distribuição, sendo duas no estado de Pernambuco e outra no Ceará, especificamente no Crato.
De acordo com o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, a doação de terreno para a Jodibe faz parte da estratégia do Governo Municipal em atrair novos empreendimentos para o Município fortalecendo a economia local e o setor econômico.
O imóvel doado não poderá ser vendido, no entanto, poderá ser dado em garantia perante bancos, para viabilizar as instalações da empresa. O terreno não poderá ainda, ser doado, permutado, transferido ou locado a qualquer título durante o prazo de 10 anos.
A Prefeitura do Crato vem articulando uma política de atração de novas empresas para o Município buscando a consolidação do Distrito Industrial.
A Jodibe é uma das empresas que mais recolhe impostos aos cofres municipais e atualmente gera 250 empregos diretos. Com a nova sede deve ampliar o número de empregos ofertados.
Prefeitura cria Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência
A Prefeitura do Crato teve aprovada na Câmara Municipal a lei nº 2.993/2014 que dispõe sobre a constituição e implantação do Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência - CRAM.
De acordo com o projeto o Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência -CRAM/Crato é um serviço de atendimento à violência contra as mulheres, que exerce o papel de articulador dos serviços, organismos governamentais e não-governamentais que integram a rede de atendimento às mulheres garantido o acesso a outros serviços para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O centro será ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), no que se refere à coordenação e financiamento da política municipal de combate à violência contra as mulheres.
Entre suas atribuições o centro terá o intuito de garantir atendimento psicossocial, prestar acolhimento às mulheres e orientar quanto ao acesso à justiça. O centro agirá ainda para articular a rede de atendimento local às mulheres e promover encaminhamentos necessários para a resolução de conflitos atinentes aos quadros de violência que atinge mulheres em nossa cidade.
Entidades sociais e ong’s contam com apoio da Prefeitura do Crato
O governo do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos vem dando apoio ao desenvolvimento de uma série de atividades sociais desenvolvidas por entidades não-governamentais, institutos, fundações e entidades sindicais.
O intuito da administração é fortalecer ações sociais ampliando os serviços oferecidos às crianças, adolescentes, pessoas com necessidades especiais, jovens, trabalhadores e idosos.
Para dar esse apoio foi aprovado projeto pela Câmara Municipal que autoriza o Executivo a celebrar convênios com instituições repassando recursos para a realização de diversos serviços.
Entre as instituições beneficiadas constam o Instituto Cultural do Cariri (ICC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAC/Crato), Associação Cratense de Defesa da Pessoa Surda, Abrigo da Velhice Abandonada Jesus Maria José, além de instituições como CDL, CENTEC/CVT, Corpo de Bombeiros, FUNDETEC e o Crato Esporte Clube. Para este ano a prefeitura pode celebrar mais de 100 convênios que inclui ainda a Universidade Regional do Cariri (URCA).
Secretaria de Esporte do Crato realiza VIII Copa 21 de Junho de Futsal
Representantes de 19 equipes de Futsal do Crato se reuniram na ultima terça-feira, 1º, com gestores da Secretaria de Esporte do Crato para definir a organização da VIII Copa 21 de Junho. O campeonato terá início no dia 25 deste mês, às 19h30, na Quadra Bicentenário.
A expectativa é reunir cerca 24 equipes. De acordo com definição dos representantes das equipes presentes na reunião ficou definido que cada time poderá ter três atletas de outros municípios.
A taxa de inscrição para cada time no campeonato será de R$ 100,00. O valor será revertido na premiação em dinheiro acrescentado de acréscimo de 100% por parte da Secretaria de Esporte. Além da premiação em troféus e medalhas.
Na próxima terça-feira, 8, às 19h00, no Auditório da RFFSA será realizado o Congresso Técnico, aonde as equipes já poderão fazer a entrega das fichas de inscrição.
A final da Copa acontece no dia em que o Município completa 250 anos, dia 21 de junho deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário