O governador Cid Gomes (Pros) se reunirá nesta quarta-feira, dia 07 de maio, com a cúpula nacional do Pros. A informação foi adiantada pelo líder da legenda na Câmara dos Deputados, deputado Givaldo Carimbão (AL), em entrevista ao jornal O Estado. O contato, segundo informou, foi realizado pelo chefe de gabinete do Governo, Danilo Serpa, que também é presidente da legenda no Ceará.
O encontro acontece num momento em que o PMDB entrega os cargos no governo do Ceará para viabilizar a candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB), que, até agora, não tem sinalização de apoio de Cid Gomes. Especulações nos bastidores dão conta de que a relação entre o governador e os líderes do Pros não é das melhores. Carimbão, porém, não quis adiantar detalhes sobre a insatisfação dos dirigentes com Cid Gomes e nem mesmo confirmou que esta seja uma das pautas da conversa que acontecerá em Brasília.
A reunião servirá para debater as estratégias para a disputa da aliança no Ceará e, possivelmente, a substituição do atual ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, indicado de Cid Gomes. A intenção é substituir Teixeira por alguém mais próximo ao partido.
Cid Gomes trabalha para eleger um sucessor de seu grupo político e garantir a continuidade de seu governo entre os aliados. Para isso, ele precisa vencer alguns desafios: emplacar um nome de sua confiança e convencer as siglas aliadas a apoiá-lo. Agora, com a saída do PMDB do seu governo, a estratégia sofre uma baixa, mas o governador insiste que trabalhará “até o último dia” para manter sua base de sustentação unida.
Nos bastidores, crescem os rumores de que o comando nacional do Pros estaria convencido em apoiar a candidatura de Eunício Oliveira ao governo do Ceará e que, inclusive, já teria agendado uma reunião com o peemedebista cearense para formalização de um bloco PMDB-Pros. A informação, porém, não foi confirmada por Carimbão.
Ao jornal O Estado, Carimbão disse que o assunto não foi discutido pelo partido e defendeu que qualquer decisão deve ser tomada em conjunto a direção nacional do partido. Ele lembrou que, recentemente, o senador Ataídes Oliveira (TO) divulgou que a tendência da Pros nacional é caminhar ao lado de Eunício, entretanto segundo ressaltou, trata-se de uma opinião pessoal e justificada por conta da amizade entre os dois senadores.
SEM INTERVENÇÃO
“O partido deve ser ouvido. Não dá para ficar como partido de aluguel e nem queremos ficar com esta marca. E, portanto, a [cúpula] nacional deve ser escutada”, disse o parlamentar, acrescentando que a legenda baixou uma portaria segundo a qual qualquer composição estadual deve ser articulada em sintonia com a orientação nacional.
O parlamentar fez questão de ressaltar que a legenda não trabalha pensando em promover uma intervenção no Ceará. A declaração, portanto, afasta rumores de que a cúpula nacional estivesse articulando uma interferência neste sentido. “Converso com o presidente [Eurípedes Junior] todas as semanas, mas este assunto nunca foi tratado”, salientou.
INTEGRAÇÃO NACIONAL
Outro assunto que deverá ser abordado durante o encontro com Cid Gomes, em Brasília, envolverá a permanência de Francisco Teixeria à frente do ministério da Integração Nacional. Segundo informações publicadas no Diário de Pernambuco, a relação entre a direção nacional com Gomes parece estar ameaçada. A sigla teria enviado uma carta ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, avisando que Francisco Teixeira será substituído por um nome próximo ao comando nacional do partido. O ministro teria sido grosseiro com Carimbão. Ao O Estado, Carimbão evitou o assunto.
E MAIS
Ao ser questionado sobre o encontro de Dilma Rousseff e Cid Gomes no início da semana passada, Givaldo Carimbão disse não ter tido conhecimento do teor da conversa. Segundo Cid, o encontro não se limitou apenas a questões eleitorais ou políticas, mas também das pautas internas de parcerias entre os governos estadual e federal, como a construção da Refinaria Premium II e Cinturão das Águas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário