CÂMARA MUNICIPAL DISCUTE LIMITES DO CRATO COM MUNICÍPIOS VIZINHOS
Vereador Luís Carlos (PSL) - Presidente da Câmara Municipal do Crato, no Centro. Do seu lado esquerdo - Arlindo Jr e do seu lado direito - Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB) |
Com a presença do Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB) presidente da comissão que trata do geo referenciamento dos municípios do estado do Ceará, a Câmara Municipal do Crato discutiu, na manhã desta segunda-feira, dia 16, sobre os limites estabelecidos pela legislação entre o Crato e os municípios de Juazeiro, Caririaçu e Barbalha. Isto porque de acordo com a nova lei, o Crato perde uma considerável faixa de terra para o município de Juazeiro do Norte, mais precisamente no Distrito de Santa Rosa, onde está localizado o Distrito Industrial do Cariri.
ENTENDA O IMPASSE A nova lei foi formatada a partir do geo referenciamento realizado por técnicos de órgãos especializados na área, entre os anos de 2011 e 2012. De acordo com o Deputado Neto Nunes, após os levantamentos concluídos, as administrações municipais do Cariri, na época, não demonstraram nenhum interesse na discussão do projeto, faltando a todas as reuniões agendadas pela comissão.
Vereador Thiago Esmeraldo (PP) |
Em Fortaleza, a Comissão de Geo Referenciamento entregou o projeto para Mesa diretora da Assembleia. Esta enviou para Comissão de Constituição e Justiça - CCJ que deu o parecer favorável e devolveu à Mesa Diretora. Já em pauta para ser discutido e votado pelo Plenário, o projeto foi retirado de pauta pelo Deputado Neto Nunes, atendendo a um pedido do Vereador Thiago Esmeraldo (PP). Isto após o técnico da Prefeitura Municipal do Crato, Arlindo Jr ir à Câmara e alertar sobre o projeto prestes a ser votado e os prejuízos que causaria ao Município.
Arlindo Jr - geógrafo da Prefeitura Municipal do Crato comanda equipe técnica, responsável pelos estudos e levantamentos que comprovam que as terras são do Crato |
REUNIÃO ENTRE PREFEITOS
Para tentar um entendimento e nenhum município sair prejudicado, aconteceu uma reunião entre os prefeitos do Crato (Ronaldo Sampaio Gomes de Matos), Juazeiro (Raimundo Macedo), Barbalha (José Leite) e de Caririaçu (João Marcos), já que existem questionamentos também, entre os municípios de Crato/Caririaçu, Barbalha/Crato e Juazeiro/Barbalha. A reunião não prosperou e no caso do Crato com Juazeiro, o Prefeito Raimundo Macedo afirmou que não abria mão do que pertencia ao Município e tinha que ficar como estava definido pelo projeto dos técnicos.
A partir daí, uma comissão técnica da Prefeitura do Crato, sob o comando do geógrafo Arlindo Jr foi para o campo pesquisar, fazer levantamentos cartográficos, escriturários, resultando em um vasto documento que fortalece a reivindicação do Crato em recuperar parte do seu território, perdido pelos estudos dos técnicos do Idece.
O Deputado Neto Nunes recebeu uma cópia do documento e nesta segunda-feira esteve na Câmara Municipal do Crato para tentar dar um norte á discussão e buscar através do diálogo uma saída pacífica, sem prejuízo para as partes envolvidas. Neto Nunes sugeriu uma nova reunião entre os prefeitos de Crato e Juazeiro com a presença da Comissão de Geo Referenciamento. Como última alternativa para resolver o caso, ele ver a realização de um plebiscito entre a população que reside na área, como a forma mais democrática para decidir o impasse.
Populares acompanha as discussões na Câmara Municipal |
Boa presença de público na sessão desta segunda-feira, dia 16/06 |
Professor Jurandir Timóteo - defensor dos interesses do Crato |
Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB) concede entrevista sobre o geo referenciamento |
Visão panorâmica da mesa e convidados fonte:http://eventoskariri.blogspot.com.br/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário