Governador do Ceará está em Brasília desde terça-feira (10) para reuniões com lideranças políticas. Ele deve se encontrar com a presidenta Dilma na segunda-feira (16).
Anderson Pires redacao@cearanews7.com.br | |
Governador Cid Gomes (PROS). | |
“A conversa com Eurípedes Junior foi ótima. Está tudo resolvido. Nossa convenção vai ser no dia 29 de junho. Vamos manter a tradição. Nossas convenções são sempre no final do mês e no mesmo ginásio, em Fortaleza”, disse Cid Gomes, confirmando que teve um encontro com o presidente do partido nesta quarta-feira, 11. Questionado sobre a insatisfação da cúpula do PROS com o ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional, ele disse logo que este assunto não era de sua alçada. “Sobre ministério eu não falo. Sobre ministério fala a presidente Dilma”, respondeu, lacônico.
PSD
O governador Cid Gomes deu apoio ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para a criação do partido, e o presidente estadual da legenda, era um colaborador de seu governo do Ceará, Almicyr Pinto. Mas surgiram notícias de que a direção nacional do partido estaria negociando com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), pré-candidato ao governo do estado, agora adversário do Governo Cid Gomes.
Cid Gomes disse que se encontrou com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e com cinco dos sete membros da Executiva Nacional. O PSD, em seu artigo 32 do estatuto, estabelece que quem tem a última palavra para definir as chapas nos Estados é a direção nacional. “Eu não vou entrar em briga, mas me reuni com a Executiva e com Kassab”, disse, demonstrando que conta com apoio da cúpula nacional do partido para apoiar um nome de seu partido a sua sucessão.
Recentemente, o PSD tinha acertado um acordo com o PP para a sucessão estadual, em Alagoas, e depois da intervenção da cúpula o PSD passou a apoiar, o PMDB de Renan Calheiros (AL), presidente do Senado. O PROS do Ceará teme que o mesmo se repita por lá.
PROS
O líder do PROS na Câmara, deputado Givaldo Carimbão (AL), disse à Política Real que não esteve com Cid Gomes nesses dias que o chefe do Executivo cearense esteve na Capital Federal.
Questionado sobre os rumores de que o PROS estaria negociando com o PSB, insatisfeito com a forma como o Planalto desdenha as indicações da cúpula partidária para o Ministério da Integração e vários cargos, como o comando da Sudam, Sudene e Sudeco, negou de pronto. Carimbão foi filiado, por muitos anos, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
“Não... Não. A maioria dos deputados federais defende o apoio a Dilma”, disse, lembrando, também, que a convenção nacional do partido deverá ser no dia 29 de junho, em Brasília.
Solidariedade
Cid Gomes tem motivos para se preocupar. O Solidariedade, presidido no Ceará pelo deputado Genessias Noronha (SDD-CE), poderá apoiar o PMDB de Eunício Oliveira. Genessias Noronha não teria gostado que Cid Gomes tenha pedido para ele indicar membros na Executiva Estadual do partido. “Eu ofereci para ele indicar alguns nomes mas ele queria a Executiva, ainda não dá”, disse Genessias à Política Real.
Cid tenta um encontro com Paulinho da Força (SDD-SP), que já deixou Brasília e estaria em São Paulo.
Dilma
Depois que voltou do café da manhã com o presidente Eurípedes Junior, nesta quarta-feira, 11, Cid Gomes foi para o Congresso Nacional. Ficou uma boa parte da manhã num gabinete do Anexo IV da Câmara dos Deputados e em seguida foi para o Senado. Não informou o itinerário, mas questionado se ainda poderia se encontrar com a presidenta Dilma na noite desta quarta-feira, ele negou.
“Não. Ela deverá me receber na segunda-feira. Hoje, ainda vou para São Paulo”, disse.
O governador esteve acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente do PROS no Ceará, Danilo Serpa, e de assessores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário