Alemanha é tetracampeã da Copa do Mundo
Os alemães batem os argentinos por 1 a 0, na prorrogação
REDAÇÃO ÉPOCA
O estádio do Maracanã sediou, pela segunda vez em sua história, uma final de Copa do Mundo. Neste domingo (13), às 16h, Alemanha e Argentina fizeram uma final à altura deste Mundial. Esta foi a terceira final entre as duas seleções, com um título para cada lado. A seleção germânica, recordista de finais disputadas (esta foi a oitava participação), buscava o tetracampeonato. Os argentinos, por sua vez, queriam o tri, 28 anos depois da última conquista.
Antes do início do jogo, o gramado do Maracanã recebeu o show de encerramento do Mundial brasileiro. Os detalhes da grande final e da cerimônia – que contou com apresentações de Shakira, Santana, Wyclef Jean, Ivete Sangalo, Alexandre Pires e Carlinhos Brown – você encontra aqui e no Twitter @EpocadeCopa.
Abaixo as principais notícias, das mais recentes às mais antigas, da conquista alemã. Aos 7 minutos do segundo tempo, Mario Götze, que entrara no lugar de Klose, fez o gol do título alemão:
18h36 – Fim de jogo! A Alemanha é tetracampeã da Copa do Mundo!
18h25 – Mario Götze recebe dentro da área, mata bonito no peito e bate cruzado. Aos 22 anos, ele faz o gol que pode decidir a final da Copa do Mundo.
18h21 – Agüero acerta um soco em Schweinsteiger em um dividida de bola aérea. O juiz dá falta pela chegada do argentino, mas não considera que a mão que sobrou no rosto do alemão tenha sido uma agressão. Já amarelado, o atacante seria expulso caso o árbitro mostrasse o cartão.
18h16 – Segundo tempo da prorrogação.
18h05 – Palacio sai na cara do gol e tenta um toquinho por cima de Neuer. A bola vence o goleiro, mas acaba saindo à esquerda do gol.
18h – A Alemanha começa a prorrogação pressionando! Logo no primeiro minuto, Romero faz grande defesa e evita gol alemão.
17h58 – Começa a prorrogação.
17h55 – Os 90 minutos não foram suficientes para definir o campeão. As equipes recuperam o fôlego possível para encarar os 30 minutos de prorrogação. A Alemanha foi melhor no tempo normal.
17h47 – É a vez da Alemanha mexer. Götze entra no lugar do veterano Miroslav Klose. É a despedida do maior artilheiro das Copas. Klose fez 3 gols nesta Copa e chegou a 16 em Mundiais, passando Ronaldo, que tinha 15
17h45 – Última substituição na Argentina. Gago entra no lugar de Pérez.
17h41 – Toni Kroos recebe na entrada da área e, de primeira, chuta à direita. A bola passou perto do gol. O alemão não conseguiu pegar em cheio na bola.
17h37 – Mudança na Argentina. Sai Higuaín para a entrada de Palacio. Sabella quer o gol no tempo normal. A cada alteração, os técnicos mexem na organização tática de suas equipes.
17h34 – Messi recebe pela direita e puxa para o centro do gramado. Na frente da área, o craque arrisca o chute perigoso que vai pra fora.
17h30 – A Alemanha subiu ao ataque, invadiu a área e a bola sobrou nos pés de Schürrle. O atacante se atrapalhou todo e não chutou.
17h28 – O tempo passa, o gol não sai e a partida fica mais violenta. Muitas faltas no meio de campo.
17h25 – Outra falta dura. Desta vez foi de Agüero. Mais um cartão amarelo para a Argentina.
17h23 – Mascherano perde a bola e para o contra-ataque com falta sobre Klose. Cartão amarelo para o volante argentino.
17h15 – Neuer sai do gol com veemência, afasta a bola e se choca com Higuaín. Pior pro argentino, que sente a pancada e cai no chão.
17h05 – Para o segundo tempo, Sabella mexeu na equipe argentina. Sai Lavezzi um dos melhores da Argentina no 1º tempo – para a entrada de Agüero.
17h04 – Começa o segundo tempo. Já com uma boa chance perdida por Messi.
16h47 – Fim do primeiro tempo.
16h46 – Höwedes cabeceia firme após cobrança de escanteio. A bola explode na trave. Na continuação do lance, a bola bate em Müller, que estava impedido, e fica com Romero. Bandeira levantada. O juiz interrompe o lance.
16h42 – Klose faz o pivô, toca para Toni Kroos. O volante bate de primeira, mas o chute sai fraco e facilita a vida de Romero.
16h40 – Messi arranca pela esquerda, invade a área e chuta travado, em cima de Neuer.
16h30 – Kramer, que havia entrado de última hora no lugar de Khedira, acaba de ser substituído. Ele levou uma pancada na cabeça, tentou seguir no jogo, mas deixou o campo minutos depois, aparentemente atordoado. Em seu lugar, entra Schürrle, atacante. Löw mexe corajosamente no esquema tático de seu time, colocando um jogador de frente no lugar de um volante, com 30 minutos de jogo.
16h29 – Higuaín comemora, mas ele estava impedido. Gol anulado da Argentina.
16h21 – O técnico alemão, Joachim Löw, coloca jogadores no aquecimento.
16h07 – Khedira sentiu a panturrilha da perna direita no aquecimento.
16h03 – Não foi só a Seleção Brasileira que sofreu uma pane na Copa do Mundo no Brasil. Em plena final, a internet pifou no Maracanã. Cerca de 2.600 jornalistas de todo o mundo não puderam contar com o sistema de cabos nem de acesso sem fio à rede, disponibilizados pela Fifa à imprensa, na partida mais importante da competição.
Segundo voluntários da Copa, a Oi, empresa responsável pela manutenção da rede, informou que o problema se devia ao cabeamento do Maracanã, executado por outra firma contratada pela Fifa.
O problema com a internet se iniciou horas antes da partida e ainda não havia sido resolvido até o início do jogo. Quem não tinha dispositivo de 3G móvel ficou impedido de repassar informações para seus veículos e seu país. Desde ao menos três horas antes do jogo, o centro de mídia não tinha acesso à internet.
Não é a primeira vez que essa pane ocorreu na competição. Na primeira fase, a internet não funcionou também em Manaus, durante o primeiro tempo inteiro da partida entre Itália e Inglaterra. (por Raphael Gomide e Leopoldo Mateus)
16h01 – A Alemanha entrou com uma alteração de última hora. Khedira estava na lista de jogadores titulares da Alemanha. Mas quem começou o jogo foi Kramer.
16h – Começa o jogo.
15h54 – Alemanha e Argentina entram em campo. Começa a cerimônia de execução do hinos nacionais.
15h45 – Puyol ergue a taça no gramado. Gisele não pode pegar no troféu, já que somente quem foi campeão pode tocá-lo.
15h43 – Gisele Bündchen e Carles Puyol entram em campo com o objeto mais desejado desta tarde no Maracanã: a taça da Copa do Mundo. Puyol era o capitão da seleção espanhola do Mundial de 2010, na África do Sul. Neste ano, a Espanha chegou com status de atual campeã ao Brasil e foi embora ao fim da primeira fase.
15h41 – Adivinhem quem apareceu no Maracanã? Mick Jagger! Para quem será que ele torcerá?
15h24 – Os argentinos também acabam de subir ao gramado do Maracanã para o aquecimento. A entrada de Messi e cia leva o está à loucura!
15h20 – Jogadores alemães em campo batendo bola.
15h15 – Confira a escalação da Argentina: Romero; Rojo, Garay, Demichelis, Zabaleta; Mascherano, Biglia e Perez; Higuaín, Messi e Lavezzi.
15h14 – Confira a escalação da Alemanha: Neuer; Lahm, Howedes, Hummels, Boateng; Khedira, Schweinsteiger, Kroos; Ozil, Klose e Müller.
15h13 – Já tem jogador no gramado do Maracanã! Os goleiros começam o aquecimento. Eles sempre iniciam a atividade antes dos outros atletas de linha.
15h08 – Chefes de Estado vieram ao Brasil acompanhar a final. Antes de irem ao Maracanã, a presidente Dilma Rousseff ofereceu para eles um almoço no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio. Participaram a chanceler alemã, Angela Merkel; os presidentes do Congo, Denis Sassou-Nguesso; da República Democrática do Congo, Joseph Kabila; da Hungria, János Áder; do Haiti, Michel Martelly; além de Jacob Zuma, da África do Sul e Vladimir Putin, da Rússia, que participarão na semana que vem do encontro de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Forlateza.
14h34 - "Domingo eu vou ao Maracanã, torcer pelo time que sou fã", canta Alexandre Pires para, em seguida, chamar Ivete Sangalo ao palco. A baiana canta "A Festa".
14h31 - Carlos Santana, Wyclef Jean e Alexandre Pires sobem agora ao palco. Os artistas cantam a faixa "Dar um jeito".
14h27 - Começa a primeira apresentação musical. No palco, Carlinhos Brown e Shakira cantam "La, la, la".
14h20 - Começa a cerimônia de encerramento no Maracanã. O gramado do estádio virou uma grande bandeira do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário