quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dilma lidera intenções de voto em pesquisa da CNT feita antes da morte de Campos

Levantamento indica petista com 36,2%; Aécio Neves (PSDB) tem 22,1% da preferência
Do R7
Dilma Rousseff venceria eleição para a Presidência no 2º turno, segundo pesquisa feita antes da morte de Eduardo Campos (PSB)Ichiro Guerra/18.08.2014/Divulgação
A candidata à reeleição para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), lidera as intenções de voto com 36,2%, segundo pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao instituto MDA Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20).
O levantamento, porém, foi feito entre os dias 8 e 12 de agosto, portanto, antes da morte do então candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos. A CNT encomendou um novo levantamento, que deverá ser divulgada na próxima quarta-feira (27), com o nome de Marina Silva no lugar do de Campos.
O senador Aécio Neves (PSDB), também candidato ao Planalto, está em segundo lugar, com 22,1% da preferência do eleitorado. O socialista Eduardo Campos (PSB) ainda aparece na pesquisa em terceiro lugar, com 8,2% das intenções de voto — com sua morte, ele deverá ser substituído pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva. 
Em quarto na corrida eleitora, Everaldo Pereira (PSC) tem 2,1% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL) e Zé Maria (PSTU) aparecem com 0,6% cada um. O candidato Eduardo Jorge (PV) tem 0,5% da preferência, seguido por Eymael (PSDC) com 0,3% e Rui Costa Pimenta (PCO), que tem 0,2%. Os votos brancos e nulos totalizariam 17,1%. Os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam são 12%.
Ao todo, 2.002 eleitores foram entrevistados em 134 cidades de todas as regiões do País. O estudo tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e 95% de nível de confiança.
2º turno
O levantamento CNT/MDA Pesquisa simulou também três situações de segundo turno. Em uma eventual disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a petista venceria a eleição com 41,8% contra 33,9%. Os votos brancos e nulos chegariam a 17,8%, enquanto os indecisos somariam 6,5%.
Em um cenário com Dilma contra Eduardo Campos, a petista venceria com 43,5% contra 28,2% do socialista. Os votos brancos e nulos são 21,4% e os indecisos, 6,9%, nessa hipótese.
No terceiro cenário, com Aécio e Campos, o tucano ganharia com 38% dos votos contra 21,8% do socialista. Brancos e nulos chegariam a 29,8%, enquanto os indecisos somariam 10,4%.
Avaliação de governo
A pesquisa também indicou a avaliação do governo Dilma. Ao todo, 33,2% dos entrevistados aprovam a gestão da petista, já que consideram o governo ótimo ou bom. Outros 37,1% acham o governo Dilma regular, e 28,9% dos entrevistados disseram que a gestão de Dilma é ruim ou péssima. Por fim, 0,8% não souberam ou não responderam à pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário