Líder do prefeito no Legislativo elenca avanços na educação do município
Durante o pequeno expediente da sessão ordinária de terça-feira, 19, da Câmara Municipal do Crato, o líder do Executivo na Casa, vereador Paulo de Tarso, falou sobre os avanços na educação do município em um ano e nove meses da gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.
O parlamentar leu uma mensagem repassada pelo secretário de Educação do Crato, Carlos Queiroz, apontando os avanços alcançados para melhorar a qualidade do ensino e a estrutura de trabalho de educadores e núcleos gestores.
Entre eles, a seleção de diretores e coordenadores das escolas, a criação da figura do coordenador pedagógico para atender crianças e jovens com necessidades especiais, a convocação de professores do último concurso municipal, contemplando três vezes o número sugerido pelo edital, conversão do vínculo de monitores esportivos em professores de educação física fornecendo 28 profissionais ao quadro do município, e do monitor creche em professor regente, a ampliação definitiva de carga horária através da lei municipal de novembro de 2013, contemplando mais de 100 professores e a reforma da grade curricular, onde há uma ampliação direta de duas aulas de Matemática.
Paulo de tarso lembrou ainda avanços como a introdução da disciplina do Inglês no Ensino Fundamental I, o aumento real de salário em 2013 de 5%, além do valor repassado pelo Fundeb, o aumento real de salário este ano, somado os 5% do repasse do Fundeb, o que há um perfil de 8,32%, a própria elevação do piso municipal, de R$ 1.980,00 reais, em relação ao piso nacional, que é R$ 1.697,00 reais e a redução da carga horária em cumprimento à Lei do Piso, a lei 11.738, de julho de 2008, cuja as consequências diretas são a hora atividade, horários destinados ao estudo, formação da capacitação, ampliação temporária ou definitiva de carga horária, contratação ou ampliação de profissionais na fração de 1/3 dos professores da rede municipal, revisão da base de cálculo do auxílio transporte, quase que duplicando o valor recebido pelos professores regentes.
De acordo com Paulo de Tarso, uma lista de quesitos onde somam também o aumento da regência de sala, antes era de 8% passou a ser 10% para graduado, 15% para especialista, e 20% para doutores. “Muito foi feito. Lógico que nós sabemos que a gestão política é contínua, as políticas públicas voltadas para a comunidade são perpétuas. Agora, nós não podemos também tirar o mérito da administração municipal em tratar com bastante sensibilidade a questão educacional do município. Temos que deixar de lado a questão da perseguição política, porque muito já avançou. Avanços estes repassados pela própria Secretaria de Educação”, concluiu seu discurso o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário