segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Candidatos avaliam pesquisa Datafolha
A- A A+
A 13 dias das eleições, a semana que começa hoje, é decisiva para as candidaturas ao Governo do Ceará, que nas últimas pesquisas, registrou movimento mais expressivo. Até aqui, segundo a pesquisa Datafolha, divulgada no último sábado (20), o candidato Eunício Oliveira (PMDB) mantém-se na liderança com 41% dos votos válidos, seguido de perto, com a diferença de sete pontos percentuais, do petista Camilo Santana, que chegou ao patamar de 34% das intenções de voto, dentro da margem de erro. Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol), por sua vez, assistem a seus índices minguarem, apesar de o PSB tentar colar a imagem da presidenciável Marina Silva a seus postulantes.
O levantamento, que aponta o acirramento entre peemedebista e petista, também apresentou alto índice de rejeição a Camilo Santana, enquanto seu principal adversário ficou estável e manteve melhor aceitação dos eleitores. Camilo e Eunício avaliaram o último levantamento Datafolha e comentaram sobre suas expectativas na reta final.
SEM NOVAS ESTRATÉGIAS
Antes da carreata que teve a concentração na Avenida Humberto Monte com Jovita Feitosa, Camilo Santana mostrou-se empolgado com o resultado e voltou a dizer que o levantamento “é apenas retrato do momento” e que a 13 dias da eleição, “irá trabalhar da mesma forma”.
Camilo e seus correligionários já visitaram 134 municípios. “Eu queria ir a todos os municípios, mas nessas últimas semanas, tem muitos debates”, disse, ressaltando que eventos no interior é uma boa estratégia para conquistar eleitores. “Acho importante a presença do candidato, conversar com as pessoas, e farei isso até o último dia”, assegurou dando conta de que sua expectativa segue a mesma, apresentando o que já foi feito pelo governo de Cid Gomes, apresentar novas propostas para o Ceará avançar.
O ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, e um dos coordenadores de campanha de Camilo Santana, Nelson Martins, avaliou que, até esse momento, a evolução do Camilo está sendo dentro das expectativas.
“A pesquisa do Datafolha aponta que, considerando os votos válidos, está na margem de erro para ter segundo turno, então, ainda faltam 13 dias para as eleições. Nós vamos intensificar a campanha, para a gente, primeiro, garantir ir o segundo turno, estando em primeiro lugar”, afirmou.
“Eu sou, talvez, a melhor síntese de que pesquisa ela retrata sempre um momento específico da campanha”, afirmou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros). “Se imaginar que no dia da minha eleição, estava cinquenta a cinquenta, e a diferença foi de 6% em um dia, da pesquisa feita do dia anterior, isso mostra a delicadeza que é analisar pesquisa com alguma análise definitiva”, ressaltou o prefeito, salientando que, no início, Camilo tinha uma diferença de 30% e com vinte dias caiu para 7%.
EUNÍCIO
Na avaliação do PMDB, a pesquisa permite a leitura positiva, o que anima a coligação a manter a linha crítica a atual gestão estadual, dosando e diferenciando tom e conteúdo. Eunício Oliveira comemorou o resultado das pesquisas. “Recebo com muita alegria e com gratidão. A pesquisa confirma o sentimento e o carinho que estamos vendo nas ruas”.
REFLETE A REALIDADE
O professor de Sociologia e Política, além de coordenador do curso de Ciências Políticas da Universidade de Fortaleza (Unifor), Francisco Moreira, pondera que, apesar da pesquisa real ocorrer no dia da eleição, o levantamento do Datafolha “reflete a realidade”.
Segundo avaliou, o crescimento de Camilo é justificado pela motivação de seus apoiadores, onde, simultaneamente, realizam diversos eventos no Estado. “No primeiro momento, estava muito fraco”, disse, dando conta de que o distanciamento de Eunício e sua liderança nas pesquisas devem-se ao fato de o peemedebista “ter partido na frente”, no primeiro momento. “Hoje eu acho que o quadro está mais próximo da realidade”, concluiu.
SENADO
Já avaliando o cenário para o Senado Federal, onde mostra uma diferença de 39 pontos percentuais entre Tasso Jereissati (PSDB) que obteve 58% das intenções de voto, e de Mauro Filho (Pros) que oscilou para 19%, Francisco Moreira avaliou que a candidatura de Tasso Jereissati pode estar consolidada. “Eu acho que, na minha perspectiva, só se houver um fato muito relevante para as eleições para o Senado. Nesse contexto atual, a eleição de Tasso estaria consolidada. Mas eleição a gente trabalha com esses dados, mas não pode garantir”, chamou atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário