Com sua primeira edição marcada para o próximo domingo (21), a ciclofaixa de lazer, prevista para começar às 7h e terminar às 13h, trará a facilidade de aluguel de bicicletas no local. Com o serviço terceirizado, será possível fazer a locação dos veículos no próprio lugar, o que facilita a adesão dos cidadãos. Mais duas novas rotas serão ligadas à original, entretanto ainda não existe uma definição dos trajetos que elas farão, nem uma data prevista para inauguração.
O preço médio de fretamento das bicicletas é de R$ 25,00. A pessoa precisará fazer um cadastro no fornecedor para dar garantia de devolução do objeto. O valor já inclui o capacete, equipamento básico de segurança, e apoio para garrafa de água.
Ainda não se sabe ao certo quantos quiosques de aluguel serão implantados no passeio. Neste primeiro momento, os veículos serão terceirizados, mas se pretende fazer um chamamento público para se conseguir patrocinadores, assim, será possível utilizar gratuitamente as bicicletas fornecidas por eles, como acontece em outras capitais.
O objetivo do projeto é movimentar a cidade aos domingos, além de incentivar o uso de veículos verdes, a cultura, o esporte e a convivência urbana. Esta ciclofaixa inicial ligará a ciclovia da Washington Soares ao Passeio Público, com três pontos de apoio: Anfiteatro do Parque do Cocó, Aterro da Praia de Iracema e Passeio Público.
Nestes locais, também serão disponibilizados, para os integrantes da ação, dicas de segurança e melhor aproveitamento desse passeio.
A iniciativa, que faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), da Prefeitura de Fortaleza, contempla um trajeto que inclui alguns dos pontos tradicionais e turísticos da cidade, como a Avenida Beira-Mar, Praia de Iracema, Centro Dragão do Mar, Mercado Central, Catedral, Forte de Nossa Senhora da Assunção e o Passeio Público.
A ciclofaixa de lazer é uma faixa isolada para bicicletas. Segundo técnicos do Paitt, a Capital oferece condições muito favoráveis para o uso desse veículo, pois possui área geográfica com terreno pouco acidentado, o que facilita a locomoção.
Condução
Os ciclistas poderão realizar o caminho nos dois sentidos e ter acesso a ele de qualquer ponto. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) auxiliará na condução. Cones de indicação, implantados a cada sete metros, deverão separar a faixa exclusiva para bicicletistas das demais.
A operação de trânsito será iniciada à meia-noite, com ações que vão coibir o estacionamento ao longo do trecho do percurso. A partir de 7h, os operadores atuarão em postos fixos nos principais cruzamentos da cidade para efetuar o controle de tráfego, de pedestres e veículos e assim garantir o respeito à ciclofaixa. Os agentes permanecerão nos locais determinados até o fim do horário da ciclofaixa de lazer, previsto para as 13h.
Um esquema especial de mobilidade com a participação de vários órgãos de trânsito e transporte foi planejado para assegurar a segurança dos bicicletistas durante a inauguração do projeto piloto ciclofaixa de lazer.
No total, serão 115 pessoas envolvidas na operação, estas abrangem agentes da AMC, orientadores de tráfego do Via Livre, fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) também darão apoio e ficarão concentradas ao longo do percurso. A segurança será garantida por policiais militares e guardas municipais.
Ações
Outras duas ações serão realizadas no domingo. O passeio ciclístico do Instituto Maria da Penha, que celebrará os oito anos da lei de proteção das mulheres. O "Pedalando contra a violência doméstica" terá concentração na Praça da Gentilândia, a partir das 6h30, e sairá em direção a Avenida Beira-Mar.
Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, haverá corrida direcionada a este público. A "1ª Corrida Ceipe - Inclusão em Movimento" reunirá 100 paratletas entre amadores e profissionais, prevista para iniciar às 7h30, no Vila do Mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário