Festa de Nossa Senhora da Penha será encerra nesta segunda-feira, em grande procissão
Mais de 30 mil pessoas são esperadas para o enceramento dos festejos alusivos à Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Crato e da Diocese, que este ano comemora o seu centenário. Por determinação do Papa, o seu representante, o cardeal Dom João Braz Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, irá coroar a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Penha. Este ano, tem sido representativa a participação de um grande público na festa.
Pela sexta vez acontece no Brasil a coração de uma imagem de Nossa Senhora, realizada com a autorização do Papa que, para a Diocese, tem a finalidade de fortalecer seu carisma romeiro e missionário, marco da caminhada centenária. Este ano, o lema das comemorações é “Com Maria, Mãe da Penha, Celebremos as Alegrias do ano Jubilar”.
Durante a abertura, na sexta-feira, dia 22, mais de 30 mil pessoas estiveram na Praça da Sé para acolher a chegada da imagem, após grande carreata por bairros e Centro da cidade. Um show evangelizador do Padre Reginaldo Manzotti chamou a atenção do grande público, e foi hasteada a bandeira da padroeira, ‘Mãe da Penha’, pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.
O bispo Diocesano, dom Fernando Panico, fez a abertura solene e realizou a benção de réplicas da imagem original de Nossa Senhora da Penha para ser distribuídas às paróquias da cidade. Há mais de três anos, segundo o pároco da Sé Catedral, Edmilson Neves, que esse grande momento vem sendo preparado. O momento é histórico por marcar também o primeiro centenário de criação da Diocese do Crato, que culmina com os festejos, no dia 19 de outubro.
No dia 1º de setembro na próxima segunda-feira, o dia começa com a alvorada festiva, seguida de missa. Às 16 horas, será realizada celebração solene, com consagração à Nossa Senhora da Penha e Procissão às 17 horas. A coração acontece às 18 horas, após o cortejo, que segue desde a Praça da Sé, Rua Dom Quintino, Rua Ruy Barbosa, Avenida José Alves de Figueiredo, Coronel Luiz Teixeira, João pessoa, Miguel Limaverde, chegando novamente na Praça da Sé.
A solenidade, que está dentro da programação do jubileu pelo centenário da Diocese, contará com a participação de todos os bispos do Regional Nordeste I da CNBB, Ceará, padres da Diocese e bispos e sacerdotes de outros estados, como também dos fiéis que festejam este momento tão especial.
Festa já marca uma das maiores alusivas à ‘Mãe da Penha’
A festa já marca um dos maiores festejos alusivos à Nossa Senhora da Penha, no Município. Padre Edmilson afirma que a festa da padroeira vem obtendo um destaque maior a cada ano. Há alguns meses, a imagem de Nossa Senhora da Penha tem percorrido algumas cidades da região. A divulgação também passou a ser ampliada.
Segundo o padre, o ponto mais alto dos festejos será o momento solene da coroação. A imagem chegou ao Crato em 1745, trazida pelos missionários capuchinhos, que cuidavam da Missão do Miranda, na cidade, com os índios. Esse período já é um marco de devoção à Penha. A imagem será coroada com a permissão do papa. “É como se fosse ele mesmo, coroando Nossa Senhora”, diz o Padre Edmilson. “
A imagem original visitou as regiões da Diocese, com a primeira viagem a Campos Sales, depois Várzea Alegre, Missão Velha, Juazeiro do Norte e a última peregrinação ao Crato. Pela primeira vez, desde 1745, que a imagem da santa sai da cidade. A paróquia de Nossa Senhora da Penha completou ano passado 245 anos.
A preparação da Diocese para os cem anos começou em 2007, com o projeto das Santas Missões populares, depois veio o encontro das comunidades de base, reunindo cerca de 5 mil delegados do Brasil e da América Latina, em Juazeiro do Norte. O Ano Jubilar foi aberto em 20 de outubro de 2013. Este ano, o lema da festa é “Com Maria, Mãe da Penha, Celebramos alegrias do ano jubilar”. Em outubro, será realizada uma semana eucarística, que vai de 12 a 18. O encerramento do centenário acontece no dia seguinte.
Informações:
Paróquia de Nossa Senhora da Penha
Casa Paroquial
Telefone (88) 3523-8698
Hoje, 1º de setembro é feriado em Crato
Por conta dos festejos em comemoração e homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato e da Diocese esta segunda-feira é feriado no Município do Crato.
A Prefeitura e demais órgãos estarão fechados, com exceção dos órgãos que prestam serviços essenciais que funcionarão em regime de plantão.
Nesta terça-feira, 2, a prefeitura funciona normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário