O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará instalará nesta quarta-feira, 3/9, às 8h:30m, na Sala de Sessões, a Comissão de Votação Paralela, na presença de representantes dos partidos, coligações e de diversas entidades. A comissão, presidida pela juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Ponte Marques Maia, será responsável pela auditoria da urna eletrônica nas eleições 2014.
Durante a cerimônia, será apresentado o cronograma de atividades e realizada a escolha dos quatro fiscais de partido que acompanharão o transporte das urnas eletrônicas a serem sorteadas na véspera das eleições. Todos receberão orientações de preenchimento e distribuição das cédulas eleitorais, bem como informações sobre a relação de candidatos e lacração das urnas de lona.
Na Eleição Paralela, a ser realizada no 1º turno, no próximo dia 5 de outubro, e no dia 26/10, caso haja 2º turno, incluindo seções eleitorais de todo o Estado, os votos assinalados na cédula de votação e, posteriormente depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.
Além da juíza Roberta Ponte, a comissão é composta pelos servidores Zemilson Batista de Medeiros, representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; Ana Lilian Bastos Santana da Cunha, da Secretária Judiciária; Gláucia Lima Andrade, da Corregedoria Regional Eleitoral; e Cláudio Emmanuel Medeiros Dantas, da Secretaria de Administração. Os trabalhos da Votação Paralela serão acompanhados ainda pelo representante do Ministério Público Eleitoral, procurador Rômulo Moreira Conrado.
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário