quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A propaganda na TV e no rádio está de volta
A- A A+
O horário eleitoral gratuito, no rádio e na televisão inicia hoje, tanto para os candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), como para os candidatos ao Governo do Ceará, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). A princípio, estava previsto que a propaganda obrigatória iniciaria nesta quinta–feira, apenas para os candidatos ao governo do Estado e, somente a partir do sábado (11), iniciaria a veiculação dos presidenciáveis. Contudo, ao atender a um pedido das equipes de campanha de Aécio e Dilma, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu antecipar o início das exibições.
O palanque eletrônico é considerado uma significativa estratégia das campanhas para conquistar o apoio dos eleitores, sobretudo, daqueles que estão indecisos quanto ao voto ou descrentes da política. Diferentemente do primeiro turno, quando a distribuição do tempo obedeceu à proporcionalidade da representação dos partidos na Câmara Federal, agora, para cada candidato, será destinado um tempo igual de 10 minutos. Ao todo, somando as participações de presidenciáveis e dos candidatos ao governo, o horário eleitoral terá 40 minutos e será diário, inclusive aos domingos.
Para os candidatos ao Executivo cearense, os programas iniciam normalmente, hoje, sendo transmitido pelo rádio às 7h e ao meio-dia e, na televisão, às 13h e às 20h30.  Contudo, somente para os presidenciáveis, a propaganda eleitoral na televisão será veiculada às 20h30 e no rádio, recomeça nesta sexta-feira pela manhã.  Por conta do Horário de Verão, que começará no dia 19 de outro, a exibição dos programas obedecerá o horário de Brasília. Ou seja, os programas começarão uma hora mais cedo.
O tempo será idêntico entre os candidatos, que terão dez minutos, cada. Com a decisão, Aécio e Dilma terão direito a mais quatro programas de rádio e outros quatro em televisão, para poder apresentar maiores detalhes sobre os seus programas de governo, tentando convencer os eleitores indecisos, bem como aqueles que votaram, principalmente, em Marina Silva, e nos outros candidatos, a votarem neles. Afinal, a diferença entre os dois foi inferior a 10 milhões de votos, e a candidata do PSB obteve mais que o dobro disso.
CEARÁ
No Ceará, a ordem dos candidatos foi definida por sorteio. O candidato Camilo Santana é quem abrirá o rodízio, o segundo dia ficará a cargo de Eunício Oliveira, e assim, sucessivamente. Assim como haverá  a exibição alternada entre os dois candidatos ao Governo, os presidenciáveis seguem a mesma linha, contudo, por ter sido a mais votada, a propaganda de Dilma Rousseff será a primeira a ser veiculada.
Ao jornal O Estado, o candidato Camilo Santana afirmou que abrirá o programa eleitoral para o segundo turno da mesma maneira que abriu a primeira fase da jornada eleitoral. Camilo utilizou o espaço para primeiro se apresentar ao eleitor cearense. “Vamos continuar a fazer uma propaganda propositiva, apresentando aos cearenses aquilo que nós acreditamos ser o caminho para atender às demandas de nossa população”, disse o petista, ponderando que é preciso melhorar ainda mais as áreas de saúde, educação, segurança pública e recursos hídricos. “É isso que o povo cearense espera dos candidatos”, pontuou.
Eunício Oliveira ressaltou também que, na mesma linha que foi trabalhado no primeiro turno, seguirá a segunda fase das eleições. “Vamos mostrar nossos planos e reiterar os meus compromissos quanto à forma de conduzir o dinheiro público, sem desperdício e com prioridades claras”, disse.
Em tempo célere, o Tribunal Regional Eleitoral proclamou na última segunda-feira (6), o resultado do primeiro turno das eleições no Ceará. Já o plenário do TSE proclamou, na noite de terça (7), o resultado do primeiro turno das eleições para a Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, recebeu, no primeiro turno das eleições, 43.267.668 votos (ou 41,59% dos votos válidos). O senador Aécio Neves (PSDB) obteve 34.897.211 votos (33,55% dos votos válidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário