sábado, 8 de novembro de 2014

Cadastramento biométrico começa em Crato e mais dez cidades

Nesta fase, o cadastro biométrico ainda não é obrigatório. O TRE-CE estuda expandir o cadastro para outros municípios cearenses em 2015. Quem já estiver cadastrado poderá realizar a identificação biométrica em 2016
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
Compartilhar
 
A partir da próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cadastrará eleitores de Fortaleza e outros 10 municípios no serviço de biometria para a identificação de votantes. Até 2016 o TRE pretende cadastrar 320 mil eleitores, somente na Capital.

Eleitores de Maracanaú, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Ibiapina e Camocim, Crato, Ubajara, além de Fortaleza, poderão se dirigir às Centrais de Atendimento do TRE para realizar o cadastro biométrico, a partir de segunda-feira, 10, seguindo cronograma para o início do serviço. O comparecimento dos eleitores não será obrigatório por enquanto, contudo, este serviço da Justiça Eleitoral operará em caráter ordinário.

Cerca de 110 servidores e delegados de cartórios eleitorais da Capital e do Interior foram preparadas ao longo da semana para atenderem a população. 250 pessoas já agendaram o comparecimento à Central do TRE. O agendamento pode ser realizado pela Internet ou pelo telefone 148.

“Dentro do nosso planejamento atual queremos alcançar 20% de eleitores (320 mil) cadastrados até 2016 na Capital. Por não termos capacidade técnica e de equipamentos, recomendamos o agendamento para evitar filas ou o não atendimento”, alerta a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Sabóia.

Em 2016, quem já estiver cadastrado com a biometria poderá se identificar na hora da votação.

A representante do TRE explica ainda que outros municípios cearenses também irão dispor do serviço de cadastramento biométrico em 2015. “Queremos chegar em 2016 com 33% do eleitorado registrado, saltando de 6,8% para este total”, explica.

Além de garantir agilidade na hora do voto e segurança, este ano, os locais que obtiveram votação por meio da biometria pela primeira vez foram os que menos registraram abstenções, de acordo com o TSE.

A Justiça Eleitoral constatou 12,79% de abstenção em 2014 contra 17,62% em 2010, no primeiro turno destas eleições, o que representou uma redução de 4,83%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário