domingo, 23 de novembro de 2014

Costa sugeriu a Dilma “solução política” contra recomendação do TCU de paralisar obras da Petrobras em 2009

Em reportagem nesta semana, a revista Veja mostra que, em 2009, o engenheiro Paulo Roberto Costa, principal pivô das investigações de corrupção na Petrobras, havia enviado email à então ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, para que a ministra alertasse ao então presidente Lula que o Tribunal de Contas da União (TCU) havia recomendado a imediata paralisação de três grandes obras da estatal — a construção e a modernização das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Getúlio Vargas, no Paraná, e do terminal do Porto de Barra do Riacho, no Espírito Santo.
No email, o então diretor de Abastecimento da Petrobras sugeriu uma “solução política para contornar as decisões do TCU”, assim como teria ocorrido dois anos antes. Segundo a reportagem da Veja, o Palácio do Planalto teria acatado a sugestão.
Em depoimento à Justiça, por meio do benefício da delação premiada, Costa revelou que foi colocado na Petrobras, em 2004, para “montar um esquema de desvio de dinheiro para políticos dos partidos de sustentação do governo do PT”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário