sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dia 7 de novembro, dia do radialista

Contar histórias tristes ou alegres, noticiar fatos da forma mais rápida possível, invadir as residências ou qualquer outro lugar através das ondas sonoras, em fim, onde uma pessoa tiver condições de ligar um rádio ou através da internet em tempos atuais, ela poderá ouvir um bom programa do radiodifusão.
Radialista é o profissional que trabalha com meios de comunicação, principalmente com o rádio, podendo atuar também com televisão. O radialista assume inúmeras funções dentro do setor, como por exemplo, direção, roteiro, projetos, criação, e muitos outros, sendo o mais comum a locução. Para isso, deve ter habilidade de prender a atenção do ouvinte, para escutar um programa de entretenimento, a narração de um jogo esportivo, a chamada para uma música, para as notícias do dia ou ainda, informações do trânsito. É preciso lembrar que o ouvinte não pode ver o radialista em uma transmissão, por isso, ele deve saber, através de sua voz, passar a seriedade de uma notícia ou emoção sobre algum fato.
O Dia do Radialista passou do dia 21 de setembro para o dia 07 de novembro, através de um decreto do presidente Lula, para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso. A data antiga também surgiu de um decreto do presidente Getúlio Vargas, para lembrar a fixação dos níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.


Hoje é Dia do Radialista, aquela pessoa que parece que fala conosco através de nosso rádio, aquela voz repleta de sentimentos que somente um profissional dessa área poderia ter. Alguém que não transmite apenas notícias, mas sim informações repletas de sentimentos humanos, pessoas que se tornam próximas de uma maneira nada convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário