quinta-feira, 13 de novembro de 2014




Guimarães atua para ampliar força na articulação política. Foto: Divulgação
Guimarães atua para ampliar força na articulação política. Foto: Divulgação
Preterido na disputa pelo Senado, nas eleições de 2014, no Ceará, o deputado José Guimarães (PT), vice-presidente nacional do PT, garantiu a reeleição e movimenta-se para firmar-se como o mais importante interlocutor entre as demandas do Estado, junto ao Palácio do Planalto.
O petista, que, nos últimos anos, vem desfrutando de prestígio junto aos aliados da presidente Dilma Rousseff (PT), agora, tem seu nome cotado para disputar a Presidência da Câmara dos Deputados.
Balão
Pessoas próximas a Guimarães comentam que a informação não passa de balão de ensaio para massagear-lhe o ego, mas admitem que ele aproveita a onda para se aproximar e demonstrar força junto ao poder de Brasília. “Estão falando no meu nome para disputar esse cargo. Consta, também, o nome do Arlindo [Chinaglia], mas o que tem que preservar é o interesse do projeto maior para o Brasil, que nós estamos ouvindo”, tergiversa o petista.
Nome
Sobre a sucessão na Câmara Federal, Guimarães afirma que o PT deverá lançar uma posição sobre o assunto e, amanhã, encaminhá-la a Presidência da Casa, para negociar com o conjunto dos partidos. “A Casa é plural e não pode ficar esse esticamento de mata-mata. Nós temos que ter o conjunto da Casa sintonizado com a plataforma de reforma de grandes temas”, ponderou.
“Embaixador”
Na tarde de ontem, Guimarães reuniu-se ainda com o ministro chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante. No encontro, Mercadante deu a Guimarães outro mérito, considerando-o como o próximo “embaixador do governo do Ceará” em Brasília. “Estamos em uma fase de intenso diálogo, em busca de oferecer ao País as soluções necessárias para atender aquilo que a sociedade brasileira espera e exige”, comentou o deputado petista sobre a reunião.
E ainda
José Guimarães é irmão de José Genoino, ex-deputado federal, condenado no processo do mensalão por formação de quadrilha e corrupção ativa. Além disso, o petista carrega o fantasma de ter um ex-assessor parlamentar preso por transportar dólares escondido em roupas íntimas. Apesar disto, José Guimarães desfruta de prestígio e aparece como o mais importante interlocutor entre as demandas junto ao Palácio do Planalto.
Com informações do OE

Nenhum comentário:

Postar um comentário