terça-feira, 16 de dezembro de 2014

16/12/2014 às 00h05

Oposição lança bloco na Câmara dos Deputados e forma terceira maior bancada da Casa

PSB, PPS, SD e PV se unem para fazer frente ao governo nos próximos quatro anos
Carolina Martins, do R7, em Brasília
Líder do PPS diz que novo bloco vai marcar oposição na CâmaraGustavo Lima/9.abr.2013/Agência Câmara
Será lançado nesta quarta-feira (16) um bloco parlamentar de oposição na Câmara dos Deputados para fazer frente ao governo Dilma Rousseff pelos próximos quatro anos. PSB, PPS, SD e PV decidiram se unir para contrapor a base aliada na Casa.
Com a união dos partidos, o bloco terá 67 deputados e forma a terceira maior bancada da Câmara, perdendo apenas para o PT, que tem 87 deputados, e para o PMDB, com 72 parlamentares.
De acordo com o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), o objetivo do bloco é aproveitar o período pós-eleitoral para fortalecer os partidos que fizeram oposição ao PT na corrida presidencial. Segundo ele, o novo bloco terá atuação pelos próximos quatro anos.
— É uma resposta política a tudo que está aí. Vamos atuar agora e atuar lá na frente, sempre em busca de uma discussão alternativa para algo novo.
De acordo com o deputado, a orientação dos partidos é formar blocos também nas assembleias legislativas e nas câmara municiais, quando for possível.
Federação
Além do bloco parlamentar, os partidos também vão criar uma federação partidária para atuarem politicamente unidos na próxima legislatura.
De acordo com o PSB, juntos os partidos somarão três minutos e 30 segundos de tempo de rádio e televisão. A federação já trabalha com essa estimativa para as eleições de 2016 e de 2018.
Apesar de também serem oposição na Câmara, DEM e PSDB não fazem parte do bloco nem da federação. De acordo com o líder do PPS, os partidos participantes já saíram unidos após o fim do primeiro turno das eleições.
— Nós saímos da eleição do primeiro turno juntos, menos o SD, que entrou depois, e fizemos esse bloco. Temos interesse em outros partidos, estamos conversando inclusive. Esta é só uma primeira etapa.
Por meio da assessoria, o DEM informou que ainda avalia a possibilidade de participar de blocos na Câmara dos Deputados. O PSDB não se manifestou até a publicação dessa reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário