Camilo Santana divulga secretariado
Com poucas palavras, o governador eleito, Camilo Santana (PT), anunciou, ontem, os nomes que irão compor o secretariado de sua gestão a partir de janeiro de 2015. Ao lado da vice-governadora eleita, Izolda Cela, Camilo foi sucinto. Limitou-se a ler a relação dos escolhidos e respondeu às poucas perguntas da imprensa reunida para a cobertura.
Na lista divulgada pelo petista, figuram nomes de aliados políticos e candidatos que foram derrotados na última eleição, como é o caso do deputado federal Artur Bruno (PT), que foi contemplado com a Secretaria de Meio Ambiente; do deputado estadual, Dedé Teixeira (PT) que irá comandar a pasta de Desenvolvimento Agrário; do senador Inácio Arruda (PCdoB) que irá gerir a Secretaria de Ciência e Tecnologia e do deputado Mauro Filho (Pros), que irá continuar na gestão da Secretaria da Fazenda.
Nas eleições passadas, Mauro disputou a vaga ao Senado e perdeu para o tucano Tasso Jereissati. Ele foi secretário da Fazenda nas duas gestões do governador Cid Gomes e, em abril, foi exonerado para reforçar o governo na Assembleia.
O grupo também manteve nomes fortes do governo Cid Gomes, como o próprio Mauro Filho e Danilo Serpa (Pros), que é chefe de Gabinete de Cid, e na gestão de Camilo irá assumir a Secretaria de Relações Internacionais, mas abriu espaço para novidades com nomes ainda desconhecidos de grande parte do eleitorado, como é o caso de Alexandre Landim, que vai para a cobiçada Casa Civil.
O atual secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, irá continuar a frente da pasta, já o chefe da Casa Civil do atual governo, Arialdo Pinho, irá comandar a Secretaria de Turismo durante a gestão do governador petista.
Gestores de administrações passadas também ganharam destaque como é o caso do médico Carlile Lavor (Saúde) que trabalhou na secretaria da Saúde na gestão de Tasso Jereissati (PSDB), senador eleito este ano e adversário político de petistas e cidistas.
Quem também participará da gestão estadual é o deputado estadual Ivo Gomes (Pros), que assumirá a pasta das Cidades. Na semana passada, o prefeito Roberto Cláudio chegou a anunciar o retorno de Ivo para a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, de onde pediu exoneração para disputar as eleições deste ano.
O atual secretário de Juventude da prefeitura de Fortaleza, Elcio Batista, é outro que irá para a gestão estadual. Elcio, que fez parte da equipe que criou o plano de governo de Camilo irá assumir a chefia de Gabinete do próximo gestor.
Uma das pastas consideradas críticas para o governo de Camilo Santana, a da Segurança Pública, terá à frente o delegado federal Delci Teixeira. Já a Casa Militar ficará sobre a chefia do coronel Tulio Studart.
Os deputados Osmar Baquit (PSD) e Miriam Sobreira (Pros) também irão compor a equipe de Camilo. Osmar comandará a Secretaria de Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada; já Miriam comandará a pasta de Políticas Sobre as Drogas – que deixará de ser uma coordenadoria e irá ser transformada em uma secretaria. O deputado eleito David Duran chefiará a pasta do Esporte.
A Secretaria de Planejamento ficou com o engenheiro aeronáutico, Hugo Figueiredo, nquanto o Conselho de Educação será gerido pelo Padre Zé Linhares, deputado federal que não disputou a reeleição e estará sem mandato a partir do próximo ano. A Secretaria de Infraestrutura ficará sob o comando do atual diretor da Cagece, André Facó. A Secretaria de Justiça será comandada por Hélio Leitão, que atualmente exerce cargo de assessor para assuntos internacionais junto ao governo. A Procuradoria Geral do Estado ficou com o procurador Juvencio Vasconcelos Viana.
PETISTAS
Além de Arthur Bruno e Dedé Teixeira, também irão compor o secretariado de Camilo os petista Nelson Martins, que é o atual secretário de Desenvolvimento Agrário, mas comandará, a partir de 2015, a Controladoria e Ouvidoria, e o vereador Guilherme Sampaio, que foi contemplado com a Secretaria de Cultura.
SURPRESAS
O tão especulado secretariado de Camilo trouxe algumas surpresas, como o nome da empresária Nicolle Barbosa, que irá comandar a pasta de Desenvolvimento Econômico. Nicolle chegou a ser pré-candidata ao governo do Ceará pelo PSB, mas uma decisão de última hora da direção nacional da legenda retirou sua candidatura, fazendo com que a empresária saísse do PSB e apoiasse Camilo durante a campanha.
Outra surpresa foi o nome do atual ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Que foi indicado para a Secretária de Recursos Hídricos. Teixeira ainda continuava a frente do ministério, no entanto, o anúncio do seu nome para compor o governo de Camilo antecipou sua saída do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). O nome do substituto de Teixeira na Integração foi divulgado depois do anúncio da composição do secretariado no Ceará. Gilberto Occhi, do PP, será o titular da pasta a partir de 2015.
EXTINTA
A Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos (Sege) será extinta. A pasta surgiu a partir da Secretaria Especial da Copa e era responsável pelas obras do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).
PRÓXIMO PASSO
Durante o anúncio de seu secretariado, Camilo informou que já tem uma reunião marcada com sua equipe. Na ocasião, também deverão ser definidos os nomes de seu segundo escalão.
“Vamos participar, dia 5 [de janeiro], da primeira reunião com todo o secretariado. Nessa data, vamos apresentar as primeiras medidas de governo”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário