EXPANSÃO
Mais investimentos no Litoral Oeste do Ceará
06.01.2015
O setor industrial é aposta para o crescimento econômico do município neste ano, segundo a CDL
Itarema De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 11 anos, esta cidade adquiriu um investimento na indústria, comércio e serviços em torno de R$ 1.037.458,93. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itarema, José Ubajara de Sousa, esse aspecto positivo incentiva o setor, principalmente nos primeiros meses do ano, “a nossa ideia é fazer que se desenvolva, não só em um determinado período, mas durante o ano todo, gerando renda ao município”.
O setor industrial é aposta para o crescimento econômico do município neste 2015, diz presidente José Ubajara de Sousa. A região, que possui cerca de dez indústrias, tende a ampliar. A previsão é que até fim de janeiro, comecem as instalações de mais uma fábrica de tijolo e telha. “A nova indústria irá contribuir para o desenvolvimento do setor e alavancar a economia da região. Serão mais de 60 empregos diretos. Em meados de julho e agosto teremos o funcionamento da empresa”, registra.
Já o empresário Renan Neves que atua há mais de 20 anos no ramo de móveis, destaca que a instabilidade da economia brasileira afetou o rendimento do setor de uma forma geral, em Itarema. “No segundo semestre sentimos mais uma oscilação negativa que também prejudicou o mercado consumidor, mas parte das metas foi cumprida em dezembro, com a chegada do Natal”, ressalta.
O comerciante, que gerencia cinco lojas, uma em Itarema e as outras quatro em regiões próximas, sinaliza que irá estabelecer novas metas, logo no início do ano, para que proporcione ao setor um crescimento gradativo. “A ideia é investir no funcionário para que o mesmo possa se destacar no atendimento aos clientes. Outra tarefa é deixar os preços mais acessíveis aos consumidores”, conclui.
Outro setor em crescimento na cidade é o de pescado da lagosta, considerado uma realidade em ascensão em Itarema. De acordo com alguns comerciantes, o setor representa um aumento da lucratividade em torno de 60%. “O nosso estabelecimento tem um crescimento significativo com a venda da lagosta, nós percebemos o aumento dos lucros em janeiro”, completa o comerciante Tadeu Mulato.
Do ramo alimentício há mais de 15 anos, Tadeu faz um balanço positivo sobre as vendas em dezembro: “a expectativa é que essa situação favorável continue. Nós fechamos dezembro com o lucro maior do que esperávamos. Vamos continuar neste ritmo e aproveitar esse período de férias para que as vendas continuem em crescimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário