Prefeitos discutem crise em hospitais
19.01.2015
Iguatu. Na manhã de hoje, os prefeitos e secretários de Saúde de municípios que são sedes de hospitais polos regionais vão discutir a crise financeira e de gestão que atinge as unidades. O futuro desses hospitais será debatido com o titular da Saúde do Estado, Carlile Lavor. Os problemas vêm se acumulando a cada mês e alguns já debatem a possibilidade de repassar os equipamentos para o governo estadual ou mesmo de deixarem de ser referência regional.
Inicialmente, haverá um encontro entre os gestores e assessores para definirem propostas comuns que serão apresentadas a Carlile Lavor em reunião ampla a partir das 11h, na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). "A crise financeira vem se agravando e esses hospitais que recebem pacientes de uma determinada região estão sem condições de oferecer atendimento adequado", disse o presidente interino da Aprece, Expedito Nascimento.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que o Governo do Estado permanece com repasse atrasado no valor de R$ 390 mil e o Governo Federal, desde dezembro de 2013, atrasa parcelas no valor de R$ 400 mil.
Na manhã da sexta-feira passada, Carlile Lavor esteve em Iguatu e discutiu a crise financeira e de gestão do Hospital Regional, que é da Prefeitura e recebe pacientes de dez municípios. A precariedade no atendimento vem se agravando: faltam anestesistas, cirurgiões e pacientes são atendidos em corredores e em cadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário