quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Setor de decoração está em expansão no Interior

22.01.2015

A contratação de arquitetos e designers ajuda o consumidor a planejar as mudanças de ambientes

Image-0-Artigo-1782484-1
O Interior já oferece uma grande variedade de opções de artigos decorativos, com a consultoria de arquitetos e decoradores
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu Nas cidades de médio porte do Interior do Ceará a contratação de projetos de arquitetura, designer de interior e paisagismo está em expansão. A melhoria da renda familiar, o desejo de desfrutar de um ambiente harmonioso, agradável e moderno vem impulsionando a abertura de lojas especializadas que oferecem peças variadas de decoração e ampliam o mercado dos serviços profissionais.
Até mesmo nas pequenas cidades começam a surgir lojas no segmento de adornos. "Essa é a tendência do mercado", disse a empresária, Ana Neudsa Queiroz. "As pessoas querem transformar o ambiente, a cozinha, o banheiro, o quarto do casal ou de um filho". Na região Centro-Sul, centros urbanos, como Acopiara e Icó, já oferecem opções à clientela local.
Nos últimos anos, muitos perceberam que é viável contratar um profissional, arquiteto, decorador, para elaboração e execução de um projeto de jardinagem e de decoração de interiores. "Sem a participação de um designer, o barato pode sair caro, porque as pessoas vão mudando de ideia e, ao final, o projeto não fica adequado", explicou Ana Neudsa Queiroz. "Depois vem o arrependimento".
Os profissionais de decoração atendem o gosto dos clientes e fazem projetos segundo as suas condições financeiras. "Um projeto pode ser bom, bonito e barato, segundo o modo de ser de cada cliente", frisou a empresária. Para esse começo de ano, as lojas oferecem opções para ambientes com harmonia, alegria, sofisticação e modernidade.
O desempenho favorável da construção civil, nos últimos anos, impulsionado pela facilidade de crédito imobiliário, trouxe reflexos importantes em áreas do segmento. O mercado de decoração é um dos mais beneficiados. Em 2013, no Brasil, houve investimento de R$ 5,4 bilhões de reais com a compra de artigos de decoração de casa. Esse volume representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Em 2014, a tendência foi mantida, mas os números do setor ainda não foram divulgados. Segundo pesquisa de mercado do Ibope Inteligência, 2015 deve manter crescimento ou ter volume semelhante ao ano anterior. A classe B tem potencial de consumo que aquece o setor. "Estamos iniciando um período de dificuldades, que tende à retração, mas acredito que o segmento de decoração ainda vai permanecer com boas vendas", observa o consultor empresarial João Alverne Albuquerque.
A empresária Ana Neudsa Queiroz alia o segmento de decoração com paisagismo e floricultura. Começou a atividade empresarial em casa, vendendo buquê de flores para casamentos e datas comemorativas. "Ligava para as pessoas oferecendo os arranjos e foi dando certo, divulgando entre amigos", contou. Com a abertura de um centro de lojas, alugou um espaço e iniciou a floricultura de plantas de cortes, de Holambra, no Interior de São Paulo.
Ao lado da loja de decoração e da atividade de jardinagem, a floricultura também ganhou espaço no Interior do Ceará. Nascia a Criativa Floricultura, com elaboração de projetos de jardinagem e venda de plantas. As mais adquiridas são palmeira, pingo-de-ouro, mini lacre e roseiras. "Uma casa planejada e decorada com boa jardinagem tem mais valor e oferece conforto e praticidades para os seus moradores", observou.
Em Fortaleza, a empresária manteve loja de floricultura, paisagismo e decoração em parceria com a arquiteta Muriel Melo. Em 2012, decidiu priorizar o investimento em Iguatu, mantendo a Criativa Floricultura e a loja Ana Moreno Paisagismo e Decoração: "A Capital é muito agitada e há problemas de violência. Aqui no Interior a gente tem uma vida mais sossegada".
A loja de decoração mantém parceria com arquitetos e designer, oferecendo projeto, faz visita sem custo e venda variedade de peças de adornos. "A gente elabora o projeto e até instala as peças para o cliente vivenciar o ambiente". Ela fez cursos em São Paulo, expôs trabalhos na Casa Cor, em Fortaleza, de 2008 a 2012 e duas vezes por ano participa de feiras na capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário