quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Mostra Safra Sobralense de Artes Visuais em exposição

19.02.2015

Image-1-Artigo-1799887-1
A exposição ficará aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro de 2015 e tem por objetivo valorizar as produções de artistas locais de diferentes gerações, além de incentivar o surgimento de novos talentos
FOTO: LUIZ QUEIROZ
Sobral. A Mostra Safra Sobralense de Artes Visuais 2014 fica em exposição na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa até o dia 28 de fevereiro. O evento reúne 100 obras de 50 artistas de 13 municípios da Região Norte do Estado do Ceará e a entrada é franca. Segundo o curador e também artista plástico Ed Ferrera, a Mostra Safra Sobralense é um veículo da Secretaria de Cultura de Sobral e tem como principal meta fomentar as artes plásticas como um todo em Sobral e na Região Norte, devido à sua grande abrangência.
"Começou como artes visuais de Sobral, mas devido à dimensão do projeto, acabamos atendendo toda a região. Entre as ações, está promover o diálogo de iniciantes em artes plásticas com quem já vivencia esse mercado, além de criar um público específico em Sobral e região para apreciar esses trabalhos" detalhou Ferrera.
Sendo a Safra 2014 uma das maiores das sete edições já realizadas, Ed comemora os números. São 50 artistas de 13 municípios reunidos em 100 obras e que já teve aproximadamente cinco mil visitas desde a abertura, em 11 de dezembro. "Isso prova o sucesso da difusão das artes em Sobral. Contamos com um público muito diversificado, que vem dos municípios ao redor. Ainda não são todos que apreciam as artes plásticas, mas desde a primeira edição, já tivemos grande avanço".
Para a escolha dos trabalhos expostos, Ed afirma que há sempre, no segundo semestre, a abertura de um edital onde devem ser inscritas, no mínimo, três obras de cada artista, não importando a linguagem plástica que ele venha a usar.
"O processo de seleção não é tão rígido, de forma que nunca deixamos um trabalho sem ser exposto. A ideia é que recebamos todos os trabalhos que estejam dentro das linguagens plásticas", ressalta.
Para o prefeito Veveu Arruda, a mostra é uma oportunidade importante para os artistas iniciantes realizarem seus primeiros contatos. "Como o próprio nome diz, mostra a safra de bons artistas. Fico feliz em poder participar de um evento como este".
Valorizar
De acordo com a organização do evento, realizado pelo Instituto Ecoar, com apoio da Prefeitura Municipal de Sobral e Casa Civil do Governo do Estado, "o objetivo é valorizar as produções de artistas locais de diferentes gerações, além de incentivar o surgimento de novos artistas e formas de apresentação da linguagem plástica tradicional e contemporânea". A exposição ficará aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro de 2015.
Projeto Ecoar
As ações do Ecoar buscam atender jovens em formação inicial e a formação de multiplicadores, para qualificar profissionais que já atuam na área criativa, como professores e profissionais liberais. Desta forma, o programa, que tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil e da Prefeitura, pela Secretaria da Cultura e Turismo, busca o incremento da economia criativa e uma dinâmica cultural. Isso favorece a ampliação do público apreciador das manifestações artístico culturais.
O Ecoar - programa de formação de plateia e indústria criativa - é composto de oito projetos: Sobral Ecoa Música (Instrumental, Solistas, Porto do Som Brasil e Ecoa Rock), Ecoa Mostra de Cinema, Ecos Visuais (exposições de artes plásticas), Ecoa encena (Terças no Teatro, O Teatro rumo à Escola e a Escola Rumo ao Teatro e Quinta com Dança), Escola de Dança, Ensinarte (cursos e oficinas), Encontros Criativos "A poética da cidade" e Edição Histórias de Sobral (publicação e lançamento de dez livros). O programa acontece de 24 de novembro de 2014 a 30 de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário