Busca por novos moradores
05.02.2015
Edital de Ocupação do Teatro São João, em Sobral, é ferramenta de incentivo a artistas e companhias da cidade
Até amanhã artistas e companhias podem se inscrever no edital de ocupação do Teatro São João. Centenário, o equipamento é um dos principais da cidade na área de cultura, responsável por fomentar a circulação de produções locais e de outros municípios do Estado.
Realizado duas vezes por ano pela Secretária da Cultura e do Turismo de Sobral, o edital prevê a seleção de espetáculos de artes cênicas, dança e música, para ocuparem o teatro em períodos do primeiro e do segundo semestre. No caso atual, o intervalo vai de 27 de fevereiro a 28 de junho.
Realizadores de todo o País podem se inscrever. Os projetos deverão ser encaminhados ao próprio teatro (aberto de terça-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas), contendo ficha de inscrição disponibilizada pela secretaria e documentação exigida, além do número do edital. No caso de material enviado pelos correios, será considerada a data de postagem. As propostas serão julgadas por comissão formada por membros das Coordenações de Ação Cultural, da Escola de Música, do Teatro São João e do Instituto Ecoa, supervisionadas pela Secult. O resultado deve ser divulgado já na próxima semana, no dia 13 deste mês.
Acesso
O edital de ocupação é uma maneira de democratizar o acesso ao equipamento, sem exigir dos realizadores o valor integral da pauta. Para isso, no entanto, devem ser cobrados ingressos de, no mínimo, R$ 4 (inteira). Desse valor, 20% são recolhidos em borderô, como taxa de ocupação do Teatro. Os restante é revertido para o proponente.
No caso de apresentações sem ingressos vendidos, é cobrada somente a pauta diária equivalente a um salário mínimo (R$ 788).
Além da própria manutenção do espaço, a ocupação implica custos com equipamentos de som e luz, e de funcionários (limpeza, bilheteria, recepção, iluminador, sonoplasta e maquinista). Os espetáculos selecionados compartilharão os períodos de quinta a domingo, sempre às 20 horas (adultos) e sábados e domingos às 17 horas (infantis).
Expectativa
A diretora do Teatro São João, Danielle Aragão, reforça a ideia de democratização do acesso. "Como várias pessoas pedem as mesmas datas no equipamento, o edital é uma forma de agendar essa pauta para quem demonstra estar mais preparado, mais apto e de garantir a prioridade para espetáculos de teatro, dança e música", comenta.
Embora seja aberto a grupos e artistas de todo o Brasil, aqueles de Sobral e de outras cidades do Ceará são privilegiados, por questões logísticas e de fomento à cena estadual. Segundo Danielle, a previsão é de receber entre 30 e 40 inscrições. "Não temos uma média até agora porque costumamos receber muitas inscrições no último dia", observa. A quantidade de selecionados também não pode ser adiantada, porque "depende do número de projetos enviados e do calendário que conseguirmos montar para as apresentações", explica a diretora.
Incentivo
O Edital de Ocupação do Teatro São João é realizado desde 2005, quando o equipamento passou por reforma e foi reinaugurado. Nesses dez anos, nunca deixou de ser executado. Entre grupos e artistas da cidade, é consenso sua importância para movimentar as artes cênicas em Sobral.
"A cidade tem desenvolvido uma cena teatral mais consistente desde a reinauguração do teatro, que causou um 'boom' de espetáculos. Depois de algum tempo isso esfriou um pouco, várias pessoas viajaram para estudar, trabalhar. Mas ainda assim percebemos que a mudança ficou. De 2010, 2011 para cá houve um novo fôlego, com outros artistas, alguns mais novos, que antes eram plateia. Eles estão tentando fazer teatro de qualidade", avalia Edilberto Florêncio, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e integrante da Cia 1 Ato. A companhia é uma das que costuma participar do edital, desde 2008, além de figurar em programações especiais - aniversário do equipamento, mês das crianças e das artes cênicas. Nesse contexto, Edilberto ressalta ainda o Edital de Incentivo à Montagem, voltado a teatro e dança, lançado em 2013. "Já era uma bandeira do movimento da classe artística", frisa o professor. A Cia 1 Ato, por exemplo, foi uma das contempladas, tendo apresentado um espetáculo no ano seguinte.
Agora não foi diferente: para o Edital de Ocupação eles inscreveram "Solo fértil", que estreou no final de 2014. "Agora buscamos uma nova temporada", justifica o ator.
Mais informações:
Inscrições para Edital de Ocupação do Teatro São João. Até sexta (6), presencialmente no Teatro (das 8h às 12h e das 14h às 18h) ou pelo Correio. Ficha de inscrição e edital completo em: sobral.Ce.Gov.Br. Contanto: (88) 3611.2430
Nenhum comentário:
Postar um comentário