quinta-feira, 12 de março de 2015


ENCONTRO

Agropacto debate convivência com a seca

12.03.2015

Fortaleza Estratégia de convivência com a seca, com ênfase para a pecuária, foi o tema da palestra da reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária (Agropacto), com palestra do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, na última terça-feira, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Osmar Baquit, além de diversos representantes do setor agropecuário, como presidentes de sindicatos rurais, associações de criadores, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB), Delegacia do Ministério da Agricultura e Pecuária, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará (Ematerce) e Instituto Agropolos.
O governador criou um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), segundo o secretário Dedé Teixeira, e isso será importante para que possam ser pactuadas as parcerias. Teixeira anunciou que estará ainda nesta semana com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, solicitando o apoio para várias medidas.
Leite
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, solicitou imediatamente que ele levasse ao ministro um pedido dos produtores do Ceará para acabar com Portaria que determina a venda de 21 litros de leite/dia pelos produtores dentro do Programa Leite Fome Zero, para que se venda o que for produzido. O secretário Dedé Teixeira manifestou a sua preocupação com o Perímetro Irrigado de Russas, abastecido pelo Açude Banabuiú, que está quase secando, mas anunciou que o governo vai realizar um leilão reverso para perfuração de 398 poços.
Outro comunicado importante é de que o governo vai trabalhar o reúso de águas na agricultura, através do Projeto São José. Dedé Teixeira informou, ainda, que o Estado vai começar a discutir a alternativa de dessalinização da água do mar.
O secretário fez questão de ressaltar que as propostas do segmento agropecuário foram elaboradas com a participação da Faec e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).

Nenhum comentário:

Postar um comentário