quinta-feira, 2 de julho de 2015

Deputada lamenta mortandade de peixes no açude Castanhão

Publicado em 01/07/2015 - 11:03 por  | Comentar
Categorias Assembleia Legislativa
Fernanda Pessoa disse que vai realizar audiência para tratar o assunto. FOTO: JOSE LEOMAR
Fernanda Pessoa disse que vai realizar audiência para tratar o assunto. FOTO: JOSE LEOMAR
A deputada Fernanda Pessoa (PR), em seu pronunciamento, na manhã desta quarta-feira, lamentou a mortandade de peixes no açude Castanhão, e disse se preocupar com a população que vive da pesca nos municípios próximos ao açude. “Ainda não foram detectadas as razões da mortandade, mas pode ser a baixa quantidade de oxigênio na água. Queremos saber a causa real, para saber se é natural ou poluição ambiental”, disse.
A parlamentar deu entrada em requerimento solicitando audiência pública para discutir com o Governo as causas do ocorrido, e defendeu a realização de um mapeamento sobre a produção de peixes no açude. A deputada Silvana Oliveira (PMDB), presidente da comissão do Meio Ambiente, disse que realizou audiência para discutir o assunto, e afirmou que houve quantidade grande de gaiolas em um espaço que não garantia a capacidade, e esse poderia ter sido um dos motivos.
Em resposta às reclamações dos deputados, o governista Roberto Mesquita (PV), em nome do secretário da Pesca, Osmar Baquit, disse que o Governo já esteve conversando com os produtores de pescado no açude, e afirmou que o problema é a quantidade de oxigênio na água, que é pouca pela quantidade de gaiolas que foram instaladas, o que faz com que a mortandade seja prevista. “O Governo do Estado, deve, de alguma forma, fazer com que os pequenos produtores possam ter oportunidade de serem recompensados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário