quarta-feira, 15 de julho de 2015

Museu homenageia Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira na Expocrato


Espaço tem peças de Gonzagão e homenagem ao 'Rei do Baião'.
Evento vai até o próximo domingo (19) no Sul do Ceará. 

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri
O "Museu do Gonzagão" está de volta nesta edição da Exposição Agropecuária do Crato, no Sul do Ceará, após três anos longe do evento. O primeiro dia de visitação, nesta segunda-feira (13), atraiu fãs e admiradores da obra de Luiz Gonzaga e do compositor Humberto Teixeira, que também é homenageado na fachada do espaço por conta do seu centenário. A entrada é gratuita.
No museu, é possível conferir peças que pertenceram a Luiz Gonzaga, como sanfonas usadas pelos shows no Brasil, o famoso gibão e óculos usados pelo cantor. "Ele já veio várias vezes aqui para nossa exposição. Então, ele é um expoente e uma pessoa muito importante não só para musicalidade como para todo o Nordeste. A gente deve muito a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião", afirma o músico e visitante do museu, João Dalmácio Junior.
A exposição traz também homenagens ao jumento, animal que tem uma relação estreita com o cancioneiro de Luiz Gonzaga. "Do poeta José Clementino de Várzea Alegre, Luiz cantou duas música: 'O jumento é nosso irmão' e 'Apologia ao jumento'", conta o memorialista Reginaldo Silva.
O artista pernambucano esteve presente em vários momentos dos 71 anos de Expocrato, que era uma parada obrigatória para ele. "Luiz Gonzaga ajudou a construir e a manter a Expocrato. Várias vezes eu vim fazer aqui com ele, que nunca se opunha. Uma vez, saímos de Brasília e ele 'Eu vou pra Crato, pra exposição'. Ele tinha isso aqui como uma cria dele", explica o memorialista.
Fachada homenageia Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (Foto: Reprodução / TV Verdes Mares Cariri)Fachada homenageia Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (Foto: Reprodução / TV Verdes Mares Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário