Viana ressaltou a importância da oferta de cursos e oficinas, sobretudo nas áreas de irrigação e agricultura familiar. O presidente avalia que o sucesso da Exposição atrai produtores de toda a região que buscam alternativas para implantarem em suas terras. “Eles [produtores] procuram meios de reduzir o custo de água, de melhorar o sistema de irrigação, produção de compostos orgânicos, dentre vários outros”, acrescentou Viana.
O evento de abertura contou ainda com duas palestras no período diurno: Utilização de Defensivos Agrícolas na Agricultura e Irrigação de Baixo Custo na Agricultura Familiar; e duas oficinas na parte da tarde: Produção de Defensivos Agrícolas e Produção de Composto Orgânico. No cariri existem seis unidades: Fatec Cariri, CVTEC Crato, CVTEC Barbalha, CVT Missão Velha, CVT Brejo Santo e CVT Mauriti.
A programação educativa teve início nesta segunda-feira (13) e se estende até o próximo sábado (18). Durante os seis dias, temas como sustentabilidade e energias renováveis, apresentação prática de casa sustentável, automação residencial no contexto da eficiência energética, serão abordados. O visitante que passar pelo stand da Centec, além de poder adquirir diversos produtos expostos, poderá aprender receitas da culinária regional, receitas de coquetéis tendo como base o caldo de cana e canapés preparados exclusivamente com produtos regionais.
Nova Gestão
Empossado como presidente há dois meses, Francisco Viana explicou que atuará diante de duas frentes. “A primeira será uma reestruturação institucional, abrindo a possibilidade de integrar pessoas, programas e projetos nos cursos e nas execuções de serviços, o que já gera uma dinâmica diferente. A segunda é um fortalecimento de capacitação de professores, objetivando um mergulho forte na qualidade de ensino, consequente dos nossos cursos”.
O presidente detalha ainda o quão importante é a “preservação da vocação local, para que pessoas da região possam assumir e desenvolver os projetos do Instituto”. Para atingir tais objetivos, o Instituto Centec investirá num “aprimoramento dos cursos e professores”, além de realizar parcerias com órgãos públicos, como Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O Centec está presente em 43 municípios cearenses e oferece cursos básicos, técnicos de nível médio, superiores tecnológicos e pós-graduação.
Diário Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário