sexta-feira, 3 de julho de 2015


TRÂNSITO

Quixadá reforça fiscalização

02.07.2015

Image-0-Artigo-1883278-1
Embora seja uma medida impopular, o objetivo será salvar vidas. Será exigido o uso de equipamentos obrigatórios de segurança, como o capacete, já que é grande o número de acidentes envolvendo motocicletas
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Quixadá pretende reforçar a fiscalização aos sábados e domingos nesta cidade do Centro do Estado. Segundo o superintendente do órgão municipal, Gebson Lopes, o objetivo é reduzir o número de acidentes registrados nos últimos meses, principalmente na zona rural. Somente no fim de semana passado três pessoas morreram em decorrência dos acidentes e outras 10 sofreram ferimentos.
Com o apoio da Polícia Militar (PM) equipes do DMT realizarão blitz em vários pontos da cidade. Os distritos e localidades rurais, onde são registradas a maioria das ocorrências, também serão fiscalizados. Embora seja uma medida impopular, o objetivo será salvar vidas. Além da exigência dos equipamentos obrigatórios de segurança, como o capacete para quem utiliza motocicletas e o cinto de segurança nos automotores, os condutores deverão ser submetidos ao exame etílico. A embriaguez ao volante é uma das principais causas dos acidentes, enfatiza Gebson Lopes.
Ele ressaltou as dificuldades do DMT em atender todo o Município. Hoje, Quixadá é a cidade com a maior frota da região. São mais de 25 mil veículos. Os números praticamente dobraram em relação aos últimos 10 anos. Mesmo assim, campanhas educativas e blitz têm sido realizadas com frequência. Entretanto, ainda é grande o número de motoristas e motociclistas que não dão importância para as regras, principalmente quando não há nenhum "guardinha", como tratam os agentes de trânsito, por perto. Atualmente o DMT de Quixadá conta com 24 agentes, todavia são divididos em equipes de três turnos.
Motorista profissional há mais de 20 anos, João Ribeiro Martins aponta a realização das blitz como uma necessidade. Para ele, quem respeita as normas de trânsito não tem porque se preocupar com as abordagens dos agentes de segurança. Entretanto muitos reclamam porque o número de não habilitados é grande. "Nos dias atuais os órgãos responsáveis também estão entregando carteiras de habilitação como quem entrega passes para a morte. A única maneira de evitarmos tantas mortes é coibindo isso", ressaltou.
Mais informações
DMT de Quixadá
Rua Pedro Cabral, 2999
Planalto Universitário
Quixadá-CE
Telefone: (88) 3412 2728
Alex Pimentel
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário