Vigília pede rejeição das contas de Dilma
Um grupo de pouco mais de 50 pessoas se reuniu na avenida Paulista no final da tarde deste domingo para pedir que o Tribunal de Contas da União (TCU) reprove as contas da presidente Dilma Rousseff referentes ao ano de 2014. A manifestação ocorreu em frente à sede paulista do tribunal e contou com velas acesas formando a frase “SOS TCU”.
— Queremos não só a reprovação das contas devido às pedaladas fiscais e aos passivos que foram deixados, mas também queremos uma maior independente dos tribunais de contas — afirmou Carla Zambelli, porta-voz do movimento Nas Ruas, um dos organizadores da vigília, que também ocorre em outras capitais do país.
A reprovação das contas da presidente Dilma, caso ocorra, pode dar início a um processo de impeachment. O Ministério Público de Contas já sugeriu a reprovação das contas por considerar que as pedaladas fiscais feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Após as velas acesas, os manifestantes gritaram “fora, Dilma”, “rejeita, TCU” e “Lula na Papuda”. Para eles, se as contas não forem reprovadas, o TCU deve ser extinto. Eles ainda cantaram a primeira parte do hino nacional.
Para Zambelli, além da reprovação das contas, é importante pedir maior independência dos órgãos que auditam as contas públicas. Os movimentos envolvidos nessa manifestação defendem que os conselheiros e ministros dos tribunais de contas sejam indicados pelos servidores da área. O Executivo escolheria o novo ministro ou conselheiro a partir de uma lista tríplice feita por esses servidores.
Para fazer a vigília, os organizadores afirmam que cada participante doou R$ 20 para arcar com os custos das velas. Além das velas, os manifestantes tentaram distribuir adesivos de “Fora Dilma” aos pedestres que passavam pela calçada da avenida Paulista, mas poucos pegaram o souvenier.
Os manifestantes ainda seguravam duas faixas. Uma com um pedido “pela despetização do estado brasileiro #brasilmelhor” e outra “pela investigação total de Dilma e Lula”.
A vigília foi organizada pelos movimentos Nas Ruas, Brasil Livre, Vem Pra Rua, Brasil Melhor, BH Contra a Corrupção e Acorda Brasil, entre outros. (De O Globo - Ana Paulo Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário