segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Capital adotará redução do limite de velocidade

Uma prévia da mudança nos limites de velocidade já vigora em Fortaleza há um mês na área dos viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales ( Foto: José Leomar )
Uma nova etapa nas mudanças para a mobilidade urbana terá início na Capital. A exemplo do que tem ocorrido em São Paulo, Fortaleza terá implantada redução dos limites de velocidade em vias com maior potencial de causar acidentes. A meta é justamente evitar mortes ou diminuir a gravidade dos ferimentos. Apesar de gerar polêmica onde tem sido aplicada, a medida é uma tendência mundial e está sendo adotada mesmo em cidades conhecidas pelo favorecimento do transporte individual.
A definição de quais vias sofrerão a mudança e de quanto será redução deve ser divulgada em outubro. Antes disso, um projeto piloto funcionará, ainda em setembro, próximo a escolas em Messejana, onde serão implantadas faixas de pedestres elevadas, no nível das calçadas. "É certo que vamos ter novas vias com redução de velocidade. Até lá, vamos realizar o levantamento de quais delas passarão por essa redução, mas em outubro vamos anunciar a lista", garantiu o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima.
A informação também foi confirmada pelo secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) Luiz Alberto Sabóia. "Fortaleza terá a redução do limite de velocidade em algumas áreas estratégicas que tenham grande ocorrência de acidentes ou grande potencial de ocorrer acidentes", reforçou. Contudo, a alteração é apenas uma das medidas do projeto de segurança viária elaborado pela Prefeitura de Fortaleza em parceira com a organização Bloomberg Philanthropies.
"Neste primeiro momento, estamos numa fase de diagnóstico e construção de um plano de ação", afirmou Sabóia. De acordo com ele, o programa tem quatro pontos estratégicos a serem desenvolvidos: fiscalização; comunicação e educação no trânsito; desenho urbano e; coleta, registro e análise de dados de acidentes, "para saber onde e por que ocorrem os acidentes, quem se envolveu e qual o fator de risco associado", explicou.
Entretanto, uma prévia da mudança nos limites de velocidade já vigora em Fortaleza há um mês na área dos viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, onde a redução foi de 60 para 40 Km/h. "A medida veio depois que houve atropelamentos naquele canto, provocados pela imprudência do motorista com o pedestre", explicou o gestor da AMC. "Com o condutor numa velocidade mais baixa, o risco de se envolver em acidentes é menor. O mundo todo está implantando isso", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário