quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Centro Pop do Crato realiza campanha para população em situação de rua


Ontem quarta-feira, 19, é considerada o Dia de Luta para o Movimento Nacional da População de Rua – MNPR. A data foi instituída em memória aos 11 anos da chacina da Sé, episódio trágico que chocou o Brasil, lembrado até hoje como o “Massacre da Sé”. Quinze pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas enquanto dormiam nas imediações da Praça da Sé, em São Paulo.

 

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) do município do Crato vai realizar durantes os dias 18 e 19 de agosto, a campanha “Resgatando Direitos, Despertando para Cidadania”. O objetivo é conscientizar as pessoas que vivem nessa realidade para a necessidade em buscar a efetivação dos seus direitos.

 

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) estará desenvolvendo um trabalho de sensibilização em pontos específicos da cidade, realizando busca ativa, blitz educativa, exibição de vídeos sobre a temática, além de um fórum de discussão. A campanha contará ainda com a “Tenda da Cidadania”, instalada no Mercado Público Walter Peixoto, oferecendo serviços de saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, teste HIV/AIDS, teste de tuberculose, exames para detectar possíveis casos de hanseníase e orientações diversas através dos técnicos do CENTRO POP.

 

A equipe que compõe a Proteção Social Especial da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social vê o momento como de suma importância para promover uma reflexão, sobre como a sociedade enxerga as pessoas que vivem em situação de rua. Trata-se de uma população marcada por invisibilidade social, sujeitas a inúmeras vulnerabilidades, como fome, frio, dependência química e violência física.

 

 

Prefeito do Crato autoriza início de obra de pavimentação da Avenida Lameiro/Grangeiro

 

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a obra de pavimentação da Avenida Hermes Parahyba, que liga os bairros Grangeiro ao Lameiro. A obra foi iniciada na manhã de ontem, com a presença do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, o Secretário de Obras Públicas, Tárcio Carvalho, além do Secretário da Cidade, José Muniz, e o líder do prefeito na Câmara, Paulo de Tarso. A pavimentação da via representa importante avanço na área de urbanização da cidade e era uma reivindicação antiga da comunidade.

 

Várias máquinas foram levadas até o local, para iniciar os serviços de terraplenagem, e o avanço da obra, que vem complementar de forma importante a malha viária da cidade, além de interligar bairros do Crato.

 

O secretário Tárcio destaca os grandes investimentos que estão sendo realizados nos últimos meses na área de desenvolvimento da infraestrutura urbana, ao mesmo tempo em que destaca obras de grande relevância que estão sendo desenvolvidas ou vão ser iniciadas em breve na cidade. Na Palmeira dos Vilar, por exemplo,  ele afirma que será iniciada uma obra há muitos anos reivindicada pela comunidade, que é a ponte da comunidade. A construção será iniciada nos próximos dias, com investimentos de 50% dos recursos do Estado e a outra metade do Município. O secretário ainda destaca o projeto de calçamento em paralelepípedo da estrada do Campo Alegre, nas Guaribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário