segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Setor gastronômico ganhará incentivo com sede da Abrasel



02.08.2015

Edifício terá quatro andares, cozinha modelo, salas de aulas, recepções, além de área institucional

Image-0-Artigo-1901546-1
A maquete do projeto que, a partir de agora, dependerá de articulações junto aos parlamentares e novas parcerias
Image-1-Artigo-1901546-1
Cidade de Crato busca, com o apoio ao empreendimento, fortalecer a cadeia turística do Município e de toda a Região do Cariri
FOTO: ELIÂNGELA SANTOS
Crato. A região do Cariri passará a ser pioneiro com a construção da primeira sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), na região. O projeto foi apresentado durante esta semana, pela entidade, no Crato, cidade escolhida para construção do espaço. Será um prédio de quatro andares, com estrutura destinada à qualificação e formação de profissionais de segmentos relacionados à gastronomia.
Será uma área de 1,500 m², mas ainda sem data para início das obras. O passo inicial, segundo o presidente da Abrasel no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, foi dado com as parcerias para desenvolver o projeto, junto ao Sebrae e a Prefeitura do Crato. A administração cratense doou o terreno no bairro Nossa Senhora de Fátima, antigo Barro Branco, na Rua Cláudio Duarte.
O projeto agora dependerá de articulações junto aos parlamentares e novas parcerias. De acordo com Feitosa Júnior, o valor da construção será em torno de R$ 5 milhões e leva em consideração emendas orçamentárias que contemplem os investimentos. O projeto da sede será apresentado no próximo mês, em Brasília, durante o Congresso Brasileiro da Abrasel, além de ser levado à Câmara dos Deputados.
Júnior ressalta a necessidade de apoio dos parlamentares cearenses para que venha se concretizar o mais rápido possível. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, se comprometeu em apoiar a iniciativa e afirma que realizará uma mobilização no sentido de possibilitar a realização desse sonho, que só vem qualificar o segmento. "O Cariri merece esse grande empreendimento que só vem respaldar um setor em franca ascensão", completa.
De acordo com a arquiteta responsável, Suyenne Lemos, o projeto terá uma concepção de trabalho que abrange conceitos sustentáveis. Será edificado em quatro andares, contento auditório com cerca de 120 lugares, cozinha modelo, salas de aulas, recepções, elevadores, além de área institucional, entre outros compartimentos que venham caracterizar a sede da entidade, não apenas no aspecto institucional, mas do ponto de vista de formação e qualificação de profissionais na região do Cariri.
Pioneirismo
O presidente da Abrasel disse, ainda, que o projeto é pioneiro no Brasil por não existir nenhuma sede da entidade fixa no País, nem mesmo nos grandes centros, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. A associação está há cerca de cinco anos na região. Em maio deste ano, também foi realizada uma ação pioneira com a uma missão internacional da Abrasel, de 21 empresários do Cariri, em Portugal, com um bom aproveitamento da experiência dos portugueses em termos de receptividade e gastronomia. "Foi também um trabalho que ainda não havia acontecido com os associados no Brasil. Saímos na dianteira desse processo", diz. Com isso, será mantido um intercâmbio no sentido de qualificar mais ainda o segmento na região. Para dar apoio aos trabalhos, ele afirma que será adquirida uma unidade móvel, que possibilitará o acesso maior aos serviços oferecidos pela entidade, a toda a região.
O projeto foi apresentado para autoridades municipais, além de empresários do setor, que destacaram a importância do crescimento desses serviços com um apoio importante. Segundo Feitosa Júnior, já foram garantidos com parcerias importantes equipamentos para a cozinha modelo, de grandes fabricantes nacionais, e a meta é manter esse diálogo para fortalecer mais ainda o setor. Ele destaca, ainda, a parceria que tem sido mantida junto a órgãos como Sebrae, em diversas frentes de atuação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, ressalta a importância da iniciativa, fortalecendo a cadeia de turismo na região. O proprietário de restaurante cratense, César Morais, destaca os investimentos realizados no setor nos últimos anos, e diz ser indispensável o apoio de instituições para esse projeto se concretizar. (ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário