Enquanto aguarda a definição para reinício das obras de reformas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e a instalação de equipamentos que viabilizem a operação completa dos aeródromos de Aracati e de Jericoacoara, nos litorais Oeste e Norte, respectivamente, o Ceará busca garantir recursos na Secretaria de Aviação Civil (SAC), para a construção de mais três aeroportos regionais no Estado: em Sobral, Itapipoca e Canindé.
"A construção do Aeroporto de Sobral é a mais avançada no programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal", destacou o articulador do projeto, o deputado federal Leônidas Cristino, após reunião com o Secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.
O avanço nas negociações com a SAC para construção do aeroporto de Sobral, explica Cristino, dá-se porque a prefeitura municipal antecipou-se na realização de algumas ações cruciais para o início do equipamento, cuja licitação está prevista para julho de 2016. A obra deve absorver recursos da ordem de R$ 70 milhões, originários do Fundo Federal de Aviação Civil.
Terreno reservado
Segundo o parlamentar, uma área poligonal de 559,64 hectares já foi reservada e disponibilizada pela prefeitura de Sobral, no distrito de Patriarca, nas proximidades da CE-178, que interliga Sobral ao município de Santana do Acaraú, para a construção do aeroporto. O prefeito de Sobral informou que a Prefeitura já publicou o decreto de desapropriação do terreno.
"Na próxima semana, serão iniciados os trabalhos de licença ambiental e o projeto básico, para depois partirmos para o projeto executivo", declarou Cristino. A expectativa é que em 90 dias seja concluída a análise final do sítio aeroportuário, passando às fases de licitação de construção da pista de pouso e decolagem, com extensão de 1.600 a 1.800 metros de cumprimento e 90 de largura; do terminal de passageiros, do balizamento e pátio de estacionamento aeroportuário noturnos, permitindo pousos e decolagens de grandes aeronaves. De acordo com ele, o aeródromo irá atender a uma população de 1,8 milhão de habitantes das regiões de Sobral e da Ibiapaba, com transporte aéreo de passageiros e de cargas.
Novos aeródromos
O aeroporto de Sobral é parte do PIL, que prevê a construção e reformas de 270 aeroportos regionais no País, dos quais nove serão no Ceará, sendo seis reformados e concluídos e três novos.
Carlos Eugênio
Repórter
Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário