terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tudo pronto para uma das maiores vaquejadas do Ceará

Além da tradição e da organização, o sucesso do evento está relacionado à participação de competidores de elevado nível na pista de pega de boi ( Foto: Kid Júnior )
Maranguape. Uma das maiores e mais tradicionais festividades rurais do Ceará, a Vaquejada de Itapebussu, vai comemorar os seus 70 anos neste fim de semana. A abertura está programada para o início da noite da próxima quinta-feira (24), com a realização de missa campal, na praça desta localidade, no Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Logo após a celebração eucarística, dezenas de vaqueiros vão seguir em procissão até o Parque Novilha de Prata, onde haverá a bênção da pista, homenagens a personalidades, escolha da Rainha da Vaquejada e o "Luau do Vaqueiro".
Conforme um dos organizadores da Vaquejada, Júlio Macedo, será apenas o início da comemoração especial que se estenderá até o domingo, 27.
Até lá, mais de 200 mil pessoas deverão visitar a pequena comunidade e participar da programação, no Parque de Vaquejada, mais uma vez formada por uma megaestrutura, gerando conforto e muita diversão para os visitantes, além de aquecer significativamente a economia regional, principalmente o comércio, restaurantes e hotéis. Mais de 1.500 empregos temporários são gerados durante esse período.
Além da tradição e da organização, o sucesso do evento está relacionado à participação de competidores de elevado nível na pista de pega de boi.
O Parque Novilha de Prata já sediou duas finais do Circuito Mundial de Vaquejada, reunindo 14 Estados e 11 países. Contando, ainda, com a praça de alimentação, o Forró do Barracão durante todo o dia e os shows noturnos na sexta-feira e no sábado, são aguardados visitantes de todo o Ceará e de Estados vizinhos. No total serão nove atrações subindo ao palco principal, animando o público até o amanhecer do dia.
No domingo, 27, último dia da festa, tendo como anfitrião o empresário José Ilson Freitas, os vaqueiros começam as disputas na pista ainda cedo, às 7h30. A grande final ocorre às 18 horas e às 20 horas, a premiação dos competidores, com mais de R$ 100 mil em prêmios.
História
Ainda segundo a organização da Vaquejada de Itapebussu, essa história começou em 1945, nos tempos do encerramento da 2ª Grande Guerra Mundial e do cangaço no Nordeste brasileiro. Naquela época ainda não havia o sistema de cercas de arame, os rebanhos de gado eram criados juntos, se misturavam com os das propriedades vizinhas, principalmente os animais mais bravos. Os vaqueiros se juntavam e realizavam a separação dos bichos, a qual ficou conhecida como a "Festa da Apartação". Cinquenta anos depois, em 1995, a vaquejada ganhou uma expansão significativa.
De acordo com a Federação de Vaquejada do Ceará os primeiros registros dessa prática no Ceará são de 1874, por meio do escritor José de Alencar. Ele escreveu a respeito da "puxada de rabo de boi" no Ceará, mas não como sendo algo novo, deixando claro que a prática já ocorria anteriormente.
E se existia no Ceará, era indiscutível que pudesse existir em Estados vizinhos como, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, já que eram regiões tão semelhantes nos hábitos, atividade econômica e social, e ambiente físico.
Mais informações:
70ª Vaquejada de Itapebussu
De 24 a 27 de setembro
Parque Novilha de Prata
Maranguape - Ceará
Telefone: (85) 9 9619-7555

Nenhum comentário:

Postar um comentário