terça-feira, 20 de outubro de 2015

Abrace cadastra novos voluntários

A Abrace precisa de pessoas que gostam de animais dispostas a realizar trabalho voluntário no abrigo da entidade. As atividades podem ser realizadas aos domingos, daí a denominação "domingário", ou seja, o voluntário que só tem tempo no domingo. As ações vão desde limpeza das dependências, banho dos cães, medicação dos animais e lazer dos bichinhos. Os cães foram socorridos das ruas, tratados e alimentados. Depois eles vão para as feiras de adoção promovidas pela entidade, na busca de nova família ( Foto: Abrace )
Fortaleza. Quer ser um voluntário da proteção animal mas dispõe de pouco tempo? É simples, seja um "domingário", ou seja, voluntário no domingo. A criativa denominação está sendo lançada pela Abrace para convidar novos adeptos aos trabalhos da entidade.
A campanha já está no Facebook, com o sugestivo apelo: "Quer passar um domingo muito especial junto a pessoas do bem e animais maravilhosos?Venha ser um domingário - voluntário de domingo da Abrace!".
A coordenadora da entidade, professora Cristiane Angélica explica que, atualmente, são cerca de 30 voluntários. "Muitos nos ajudam apenas virtualmente. A maioria é bem jovem e como não tem condição financeira para ajudar, doa o seu trabalho tanto no canil como nos eventos e bazares que promovemos. Para nós todos tem um grande valor independentemente de como contribui. E o voluntariado na Abrace é como coração de mãe: Sempre cabe mais um".
Como a entidade depende de doações de terceiros, não está dispondo de espaço para abrigar gatos, e o canil construído já está lotado. Cristiane Angélica diz que o espaço ainda é pequeno, o que impossibilita abrigar felinos e caninos. Provocaria muito estresse entre os abrigados.
"No canil, temos 30 cães adultos saudáveis, sendo 25 fêmeas e cinco machos. Os filhotes e animais em tratamento não ficam no canil. Ficam em lares temporários de voluntários e, atualmente, os que estão fora do canil, somam mais de 50 animais", afirma a professora.
A maioria dos parceiros da entidade são os próprios voluntários. Porém também há parceria com a Cão Elegante, do amigo da entidade e voluntário Adestrador Dantas. A Abrace conta também com algumas lojas e empresas amigas como, por exemplo, a Animale, Animal Ville, Bicho e Pegadas, CamPet, Centro Veterinário, Dog Shop, GK Fashion, Gelateria Trevo, Herbalife Lago Jacarey Premium, Muse Marie Vestuário, Hospital Veterinário Etave, Talismã Bijoux e Univet. "Entretanto, precisamos de mais parceiros para manter e ampliar o nosso projeto", admite Cristiane Angélica. Ela explica que a quantidade de voluntários que a Abrace precisa depende do tipo de trabalho a realizar. A meta é ter, pelo menos, dois voluntários para cada canil, três para o pátio e dois para a administração. "Como temos atualmente nove canis, o ideal é termos de 20 a 25 voluntários por domingo no canil. Para os eventos, depende do que vai ser. Para cada evento fazemos uma divisão de tarefas. Em bazares e em campanhas de adoção, precisamos de no mínimo dez voluntários". Assim, o "domingário" terá muitas atividades gratificantes a escolher. Ele poderá escolher qual domingo poderá colaborar. Os trabalhos acontecem de 8 às 16 horas e inclui limpeza nas dependências, banho, recreação e medicação dos cães. Há rodízio nos trabalhos que devem ser feitos com alegria e disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário