sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Alunos se mobilizam contra as drogas

Assaré será palco do Seminário que contará com representantes de Tarrafas, Antonina do Norte, Nova Olinda, Altaneira e Santana do Cariri ( Foto: Cícero Telmo )
Assaré Com o objetivo principal de sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade sobre as consequências do uso das drogas e o combate à violência e pela valorização da vida, quatro estudantes da Escola Profissional Antônia Nedina Onofre Paiva, impulsionados e incentivados pelo lançamento do Projeto "Crack: sem essa droga!" e pela palestra de Mário Enzio Bellio Júnior, resolveram se mobilizar para a realização, no próximo dia 20, do I Seminário de Assaré de Combate às Drogas, envolvendo as cidades de Tarrafas, Antonina do Norte, Nova Olinda, Altaneira e Santana do Cariri.
Os alunos à frente do evento são Thaís Gregório, Leonardo Bezerra, Bruno Lopes e Douglas Silva. O tema será "Um projeto para Vida e pela Vida - Crack: sem essa droga!". Será realizada uma exposição das pesquisas feitas por eles, fundamentadas principalmente na obra do professor Mario Enzio Bellio Júnior. Haverá, ainda, palestras e atividades lúdicas para facilitar a interação dos participantes.
Foram convidados estudantes, professores e representantes da Educação Básica de Assaré, Antonina do Norte e Tarrafas, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimentos da Educação (Credes) 18, 19 e 20 e uma representação especial de alunos e professores da Escola Profissional Wellington Belém, de Nova Olinda.
Análise
Entre os palestrantes estão Bruno Lopes, aluno de Agropecuária; Douglas Silva, aluno de Administração; Leonardo Bezerra, aluno de Contabilidade; Thaís Gregório, aluna de Redes de Computação. O secretário de Cultura e Turismo de Assaré, Eugênio Oliveira, afirmou que a ideia do seminário nasceu após uma análise feita pelos estudantes que foram participar desta palestra em Juazeiro do Norte.
Antes do Seminário, que terá início às 14 horas do dia 20 deste mês, no período da manhã, os estudantes farão uma programação de cidadania. Eles visitarão o bairro onde se situa a escola, considerado um dos locais de maior vulnerabilidade. Questões como drogas e cidadania serão abordadas.
Envolvimento
"Isso é uma semente que está sendo plantada, a fim de alertar a sociedade sobre os males e consequências que a droga ocasiona. Nesse trabalho, estamos envolvendo todos os prefeitos, os secretários municipais de Educação, de Saúde, Cultura e Turismo, Esporte, Poder Judiciário, Ministério Público, além de representantes do Legislativo, Executivo, Crede 18, policias Militar e Civil", explica Eugênio. Ele destaca, ainda, que é preciso que "as organizações envolvidas se sensibilizem e tomem uma atitude definitivamente, de forma conjunta, para que haja uma campanha de envolvimento de combate a essas incidências, e que não fiquem apenas durante três meses, mas de forma constante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário