sábado, 3 de outubro de 2015

Busca por aquífero começa dia 13


Os poços serão perfurados na localidade de Canto dos Pintos ( FOTO: LEONARDO VIEIRA )
Clique na imagem para ampliar
Crateús Está previsto para o próximo dia 13, o trabalho de perfuração de três poços profundos, na localidade rural de Canto dos Pintos, neste município, por técnicos da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra). O objetivo é identificar a vazão e potencial de um aquífero em estudo, naquela região.
Os moradores desta cidade vivem a expectativa da perfuração dos chamados poços guias e a confirmação da existência de grande quantidade de água no subsolo da região de Canto dos Pintos. Desde quando foi anunciada há dois meses a localização do aquífero que o assunto é predominante entre as famílias, que enfrentam escassez de água, crise no abastecimento, com efeitos mais graves na zona rural.
Comunicado
O prefeito de Crateús, Mauro Soares, recebeu comunicado do governo do Estado acerca da perfuração dos poços testes. "A nossa expectativa é de que um bom volume de água poderá servir de alternativa para o abastecimento no município, amenizando a crise", disse o gestor.
O deputado estadual Carlos Felipe também fez cobranças, após divulgação dos estudos geológicos, para identificar a real capacidade do aquífero.
De acordo com os geólogos Wilhelem Malheiros, da gerência de estudos e projetos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), e Irabson Mota, da empresa Prospectus Nordeste, contratada pelo órgão para realizar trabalhos na área hidrogeológica,a perfuração dos poços testes é a próxima etapa a ser seguida. A vazão vai oferecer parâmetros sobre a dimensão do aquífero.
Recentemente, houve nesta cidade reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, no auditório da Crede 13, para apresentação do estudo preliminar que identificou a existência da grande reserva subterrânea.
Malheiros apresentou estudo intitulado Prospecção Hidrogeológica em Canto dos Pintos, baseado em pesquisa de campo realizada no início deste ano. O material é composto de imagens de satélite, planialtimetria (estudo de conhecimento do relevo do terreno), caracterização hidrogeológica (estudo das águas subterrâneas), hidrogeoquímica (estudo da composição da água) e avaliação da adução dos aquíferos promissores (transporte da água).
De acordo com os geólogos, foram feitas dez sondagens que indicaram uma projeção de poço misto aluvionar. A perfuração dos poços testes será feita por máquina específica que chegará ao município na próxima semana. Os estudos preliminares estimam entre nove e 20 milhões de metros cúbicos armazenados no aquífero.
Caso os testes de vazão confirmem os estudos geológicos, a água deve dar para dois anos de abastecimento. A grande vantagem, além da descoberta em si, é o fato de a água ser subterrânea, ou seja, não é poluída e nem sofre o processo de evaporação.
Colapso
Estudos realizados pela Cogerh, Sohidra e Cagece identificaram 34 centros urbanos que poderão entra em colapso hídrico até o fim deste mês, e mais 14 municípios até o mês de dezembro. Os estudos apontam que, em caráter emergencial, a única alternativa para abastecimento destes municípios é através da perfuração de poços profundos, que embora apresentem vazões reduzidas em regiões com embasamento cristalino, poderão abastecer estes centos urbanos em regime de racionamento, com uma vazão per capta de 80 litros/habitante.Dia. A Sohidra já perfurou neste ano, até o dia 28/09, 631 poços, sendo 498 por administração direta, e 133 terceirizados. A meta da empresa é perfurar 950 poços até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário