quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Iniciativas preparam alunos da rede pública para o Enem

Aulões acontecem em diversos municípios até a semana de aplicação do Enem, nos dias 24 e 25 de outubro. No ano passado, o Ceará registrou a segunda melhor colocação em taxa de participação do País, com 79% ( Foto: Érika Fonseca )
Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para acontecer nos próximos dias 24 e 25 de outubro, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, preparam programações especiais voltadas para os alunos da rede pública de ensino. Diversas ações visam preparar os estudantes.
De acordo com balanço realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), neste ano, o Ceará tem 460.064 alunos inscritos, dos quais, conforme a Seduc, 15 mil são da rede pública estadual. O Ceará é o 5º com o maior número de candidatos, atrás apenas de São Paulo (1.253.928), Minas Gerais (870.384), Rio de Janeiro (543.303) e Bahia (582.856). Entretanto, o Estado apresentou uma redução de cerca de 18% em relação ao número de inscritos do ano passado, quando foram 570.695 pessoas.
Considerando os dados divulgados pelo Inep relativos aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, em 2014, as escolas estaduais obtiveram 79% de participação válida, ou seja, a presença de 76.297 candidatos nos dois dias de prova. Isso garantiu ao Estado a segunda melhor colocação em taxa de participação do País, atrás apenas do Espírito Santo.
É possível verificar, também, uma evolução no ingresso de alunos da rede pública no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada em universidades públicas ou particulares através de vestibular ou do Programa Universidade para Todos (Prouni) saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos.
Ações
Nos últimos anos, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, tem intensificado a política de valorização do protagonismo juvenil. Uma dessas ações é o ciclo de Palestras "MotivAção Enem", que acontece em diversos municípios. As próximas serão realizadas hoje (1º), na escola Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim; terça (6), no Centro de Convenções de Sobral; quinta (8), no Centro de Esportes Geração Futura Antônio Danúzio Barroso de Itapipoca; dia 14, no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza e dia 16, na escola Maria Carmem Vieira Moreira, em Maracanaú.
O projeto "Enem chego junto, chego bem" mobiliza e prepara os estudantes da rede estadual para a realização segura do exame. A iniciativa vai desde a emissão de documentação para assegurar as inscrições dos alunos, motivação, preparação com ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes, fornecimento de transporte e hospedagem.
Cada instituição tem uma programação diferente. Uma das escolas que se destacam com o empenho dos professores e ações motivadoras é a Jenny Gomes, no bairro Alto da Balança. A unidade se prepara para realizar o "JG Night", evento com programação de aprendizagem que vira a noite nesta reta final para o Enem. O diretor da Escola, Marcos Bezerra, destaca que esse é o momento de motivar e atribui os bons resultados de participação de seus alunos ao movimento positivo feito na escola. "No ano passado, 91,3% compareceram ao Exame, enquanto em 2008, esse número era de 34%", diz.
O Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Seduc, também promove aulas gratuitas preparatórias para o Enem. Durante os encontros, são abordados conteúdos nas áreas de ciências humanas e da natureza.
Academia Enem
Já o Projeto Academia Enem organizará mais cinco encontros com os alunos, no Ginásio Paulo Sarasate, até os dias do exame. Qualquer pessoa pode assistir às aulas. No próximo fim de semana, dias 3 e 4, a partir das 13h, as aulas serão de Física, Redação e Linguagens, no sábado; e Química, Geografia e História, no domingo. Estão marcados aulões também no fim de semana seguinte, dias 17 e 18, com assuntos ainda a serem definidos. Um aulão de revisão acontecerá excepcionalmente durante a semana, no dia 21 de outubro, uma quarta-feira.
Segundo a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, o projeto também oferta aos alunos transporte público, material didático, lanche e fardamento.
Mais informações
Secretaria da Educação do Ceará
Academia Enem

Nenhum comentário:

Postar um comentário