domingo, 18 de outubro de 2015

Intensidade dos raios ultravioleta deve chegar a nível extremo em Fortaleza

Enquanto as cidades do Sul do Brasil sofrem com as fortes chuvas e tempestades de granizo, os moradores das demais regiões buscam formas de se proteger do sol, enfrentar as altas temperaturas e a baixa umidade do ar. Neste domingo (18), a previsão é que a temperatura máxima em Fortaleza atinja 32ºC, com Índice Ultravioleta (IUV) de 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep).
Uma das principais dicas para se proteger do sol, principalmente para quem pretende ir à praia neste fim de semana, são: usar protetor solar e labial; óculos escuros; roupas leves; e chapéus. Além disso, para manter a pele hidrata, é importante beber muita água. O cuidado deve ser ainda maior para pessoas com peles muito brancas e olhos claros, bebês, crianças e pessoas com sardas.
As radiações ultravioletas são perigosas para o organismo. Alguns danos demoram alguns anos para aparecer, como manchas, aumento do número de sardas e o câncer de pele.
O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar.
Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu claro. Isto é, para ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação. 
 
Saiba mais:
 
Categoria              Índice Ultravioleta (IUV)                      
 
Baixo                                < 2
Moderado                       3 a 5
Alto                                   6 a 7
Muito alto                        8 a 10
Extremo                           > 11
 
Fonte: OMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário